quinta-feira, 19 de março de 2015

Detetando Invasoras nas Terras do Priolo

Decorreu no sábado passado a atividade "Detetando Invasoras nas Terras do Priolo", um pequeno percurso a pé feito perto da Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro com o objetivo de encontrar e identificar espécies de plantas invasoras nos Açores, utilizando a aplicação Invasoras disponível para dispositivos android.

Esta atividade começou com uma pequena introdução sobre a vegetação natural dos Açores- Floresta Laurissilva-  e a principal ameaça que enfrenta atualmente -espécies de plantas invasoras. 

O grupo de 7 pessoas percurreu então algumas das áreas adjacentes ao Centro Ambiental do Priolo não sendo dificil encontrar as primeiras plantas invasoras que pelas suas características e adaptações conseguem dispersar-se e ocupar as áreas muito mais rapidamente que as plantas da Floresta Laurissilva.

Segue uma listagem de algumas das plantas invasoras observadas na atividade:

Silva mansa - Leycesteria formosa

Cletra - Clethra arborea

Incenso - Pittosporum undulatum

Eucalipto - Eucalyptus sp.

Escrofulária- Scrophularia scorodonia

Conteira - Hedychium gardnerianum

Conteira

Cletra
Incenso

Todos os participantes desde os mais jovens até aos mais velhos terminaram a atividade conhecendo mais algumas espécies invasoras, e dispertos ainda para a necessidade de proteger as plantas nativas dos Açores.

Agradecemos a todos a vossa participação e fica o convite de se juntarem a nós na próxima atividade deste género agendada para o mês de maio.

Subscreva a nossa newsletter ou consulte o website http://centropriolo.spea.pt/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário