segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Workshop "Noções básicas de Observação de Aves"


Durante os últimos dois fins-de-semana realizou-se um Workshop sobre noções básicas de Observação de Aves na ilha do Corvo. Esta actividade esteve inserida no Parque Aberto do Parque Natural da ilha do Corvo na qual a SPEA foi parceira, nomeadamente responsável pela formação teórico-prática. 

Foto: PNIC

Esta formação foi dividida numa componente teórica, na qual participaram cinco formandos, onde para além de aprenderem noções básicas de observação de aves, desde comportamentos a ter, material a usar, aprenderam ainda as principais características de várias ordens (Gaviiformes, Podicipediformes, Procellariformes, Pelecaniformes, Ciconiiformes, Phoenicopteriformes, Anseriformes, Accipitriformes, Falconiformes, Galliformes, Gruiformes, Charadriiformes, Pteroclidiformes, Columbiformes, Cuculiformes, Strigiformes, Caprimulgiformes, Apodiformes, Coraciiformes, Piciformes e Passeriformes) e como distingui-las, num teste teórico-prático, recorrendo ao guia de aves. Para além destas noções, fez-se ainda uma componente teórico-prática com as aves comuns existentes nos Açores, com particular incidência sobre as que habitam a ilha do Corvo para preparar os formandos para a componente prática, nomeadamente a saída de campo para a zona arborícola da ilha, as quintas, Pico João de Moura. 

Foto: PNIC

Na saída de campo estiveram presentes dez formandos, entre crianças e adultos, que de binóculos testaram os conhecimentos apreendidos anteriormente. Na maioria foram observados tentilhões Fringilla coelebs moreletti, melros Turdus merula azorensis, pombos Columba livia atlantis, estorninhos Sturnus vulgaris granti, toutinegra-dos-Açores Sylvia atricapilla atlantis, lavandeira Motacilla cinerea patriciae , galinhola Scolopax rusticola rusticola e até uma garça-real Ardea cinerea.


Fotos: Marco Patrício

Uma manhã bem passada e que esperamos tenha contribuído para pelo menos despertar o gosto pela observação de aves! 

Foto: Marco Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário