quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Saída de Observação de Aves na Ribeira Grande

Realizou-se no último sábado, 29 de novembro, mais uma atividade organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo (CAP), que levou várias pessoas à Ribeira Grande para observar aves.
Grupo entusiasta que se juntou para realizar a observação de aves realizada no dia 29 de novembro. Foto Ana Mendonça
A Observação de Aves é uma atividade que tem vindo a cativar cada vez mais adeptos nos Açores, tanto pela existência de espécies de aves endémicas, como é o caso do Priolo ou do Painho de Monteiro, como pela presença ocasional e/ou acidental de algumas espécies que afastadas das suas rotas migratórias encontram algum refúgio nas diversas ilhas dos Açores. A SPEA tem vindo a realizar diversas saídas de observação de aves em áreas importantes para as aves na ilha de São Miguel contribuindo desta forma para a promoção desta atividade mas também com o intuito de sensibilizar a população em geral para a importância das aves e dos seus habitats. A atividade deste sábado, não foi exceção, e juntou 7 participantes, desde os mais pequenos até aos mais graúdos, na zona costeira da Ribeira Grande.
Um dos observadores mais jovens que participaram nesta atividade. Foto Ana Mendonça
Com início marcado logo no início na manhã, esta atividade começou na Zona do Bandejo onde o grupo avistou um maçarico-galego e várias rolas-do-mar que se deixaram observar e fotografar até. Nesta área foi possível ainda observar algumas espécies de aves residentes nos Açores entre as quais canários, pardais, estorninhos, gaivotas e pombos-da-rocha. O ponto seguinte do itinerário desta atividade foi no areal da Praia do Monte Verde onde se puderam observar alguns pilritos das praias. Já pela hora de almoço, alguns entusiastas da observação de aves quiseram prosseguir com a atividade e o grupo dirigiu-se a Ponta Delgada onde se pode observar uma Tarambola cinzenta, um pilrito de peito preto, rolas do mar, algumas garças branças, um guincho uma seixoeira, um maçarico-galego e para terminar em beleza uma mobelha grande. Sendo esta ultima, uma espécie menos comum nas águas açorianas.
Rolas do mar, uma espécie observada nesta atividade. Foto Ana Mendonça
O nosso muito obrigado a todos por participarem e fica a promessa de mais atividades destas no futuro.

Saiba mais sobre as atividades mensais da SPEA, receba a nossa newsletter! Inscreva-se através de http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/

Sem comentários:

Enviar um comentário