quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Plantas dos Açores nas Furnas

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo visitou hoje a vila das Furnas. E levou  à Escola Básica J1 desta localidade algumas das plantas que fazem parte da Floresta Laurissilva dos Açores.

Foram no total cerca de 28 os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos, que durante uma manhã puderam conhecer algumas plantas que fazem parte da vegetação natural dos Açores e que na sua maioria não conheciam.

Atividade "Plantas na Escola" na EB J1 das Furnas.

A atividade "Plantas na Escola" consiste numa apresentação simples das plantas dos Açores, cujo desenvolvimento leva os alunos a adquirirem conceitos como espécie endémica, exótica, invasora e nativa. Os alunos são convidados a enumerar plantas com as quais lidam dia a dia e é-lhes explicada qual a sua proveniência e importância. Numa segunda fase, e consolidados estes conceitos, os alunos identificam autonomamente algumas das plantas que os técnicos do Centro Ambiental do Priolo trouxeram para a sala de aula e que são produzidas nos Viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE + Terras do Priolo.

Uva-da-Serra, uma das espécies referidas na atividade de hoje.

Durante esta atividade procura-se sensibilizar os alunos para a importância das plantas nativas e endémicas dos Açores usando como exemplo o Priolo. Esta é uma ave que se alimenta principalmente de espécies de plantas que se encontram exclusivamente na Floresta Laurissilva dos Açores. É o caso do Azevinho, Ginja-do-mato, Uva-da-Serra, entre outros.

Consolidando conhecimentos com os alunos.
O nosso muito obrigado pelo convite e espero que todos se lembrem das plantas dos Açores.

Saiba mais sobre o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo através do nosso blogue educativo http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/ ou através do nosso website http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário