quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mês de Novembro com diversas atividades para Novembro

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) volta, em Novembro, a apresentar variadas sugestões de atividades em São Miguel, pensadas para todos e com o objetivo de sensibilizar o público em geral para a conservação da Avifauna e da Laurissilva dos Açores.

Entre o dia 1 e 15 de novembro, a SPEA irá apoiar a campanha SOS Cagarro, cujo principal objetivo é envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e nas áreas urbanas. Serão desenvolvidas Brigadas do Cagarro tanto na Vila do Nordeste (diariamente a partir das 20h com ponto de encontro no Snack bar Sete Arcos) e na Povoação (3ª feiras, 5 ªfeiras e fins de semana a partir das 20h30 com ponto de partida em frente ao Hotel do Mar). Todos podem colaborar nesta campanha.

Ainda no mês de novembro decorre mais uma sessão dos dias RAM, uma atividade de voluntariado que decorre mensalmente e cujo objetivo é realizar a contagem das espécies de aves e mamíferos marinhos que se podem observar numa das IBAS (do inglês Important Bird Areas – Zonas Importantes para as Aves) de São Miguel - a IBA da Ponta do Arnel. Esta sessão irá decorrer no dia 8 de Novembro, com ponto de encontro no Farol do Arnel (Nordeste) às 6h45.

No outono e inverno é frequente observar nos Açores várias espécies de aves que nos visitam neste período, algumas acidentalmente desviadas da sua rota migratória. A SPEA propõe-lhe uma saída de observação de aves na Ribeira Grande, a decorrer no dia 15 de novembro com ponto de encontro no parque de estacionamento do Continente da Ribeira Grande às 09h30.

Novembro foi ainda o mês escolhido para a realização das IX Jornadas do Priolo que decorrem este ano no Nordeste. Constituídas por várias palestras sobre diversas temáticas relacionadas com ambiente, conservação e recursos naturais dos Açores, de entrada livre a decorrer no dia 21 desde as 9h até às 16h e dia 22 pelas 19h com uma apresentação do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. Fica então o convite para visitar o Nordeste e assistir às palestras no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste.

É no dia 23 de novembro que se comemora o Dia Mundial da Floresta Autóctone. Um tema que está intimamente relacionado com algumas das ações desenvolvidas pelo projeto LIFE+ Terras do Priolo, coordenado pela SPEA nos Açores, e que tem como objetivo contribuir para a preservação do priolo e do seu habitat: a Laurissilva dos Açores. A SPEA não poderia deixar passar esta data sem lhe sugerir que se junte a nós para uma ação de plantação de algumas das espécies nativas e endémicas desta floresta. Esta atividade tem ponto de encontro no Jardim da Vila da Povoação e decorre no dia 23 de novembro a partir das 9h30.

Todas estas atividades são gratuitas, mas com inscrição obrigatória através do website do Centro Ambiental do Priolo: http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.

Passe um mês de novembro com a SPEA e contribua para a conservação dos recursos naturais dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário