quinta-feira, 24 de julho de 2014

Recolha de sementes no LIFE+ Terras do Priolo

A recolha de sementes é um passo fundamental na produção de plantas para recuperação dos habitats naturais, inclusive preservando e melhorando o património genético de cada espécie. Para a recuperação das áreas degradadas pelas plantas invasoras, a utilização de espécies herbáceas e mesmo fetos nativos é essencial para cobrir o solo e reduzir a re-invasão pelas exóticas.


Apesar do mau tempo não estar a ajudar neste mês de julho, já foi possível recolher alguns quilos de sementes de plantas nativas dos Açores. Para este ano e seguintes será feito um esforço de recolha de sementes de plantas herbáceas e alguns fetos. As espécies que foram recolhidas incidiram principalmente no bracel da rocha Festuca petraceae, bracel do mato Festuca francoi, sargasso Luzula purpureosplendens e feto real Osmunda regalis de acordo com a disponibilidade de sementes nesta altura do ano. 

Irá ser continuada esta recolha nas próximas semanas. As sementes de planta mais recolhidas este ano foramd o sargasso, estas sementes são recolhidas e depois são colocadas a secar por pelo menos 15 dias, se bem que o tempo varia de acordo com o teor de humidade das sementes. Depois de secas as sementes são semeadas dentro da estufa para controlar o melhor possível as germinações. 

sargasso Luzula purpureosplendens

Muitas destas espécies vegetais são não só importantes para a recuperação das áreas naturais mas também fornecem recursos alimentares para o priolo ao longo do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário