quinta-feira, 24 de julho de 2014

Avistados primeiros juvenis de Priolo

Terminou na semana passada a Monitorização Anual de adultos de Priolos, que decorre durante o período de junho a julho, uma das ações do LIFE+ Terras do Priolo. No último dia num dos pontos no interior da Serra da Tronqueira, foi possível observar um dos primeiros juvenis de priolo do ano. Para quem visitar as Terras do Priolo, a observação dos priolos nascidos este ano será mais um atrativo.

Os priolos juvenis distinguem-se dos adultos pelo facto de terem a cabeça de cor castanha, ao contrário dos adultos que têm a cabeça preta. A cor castanha mantém-se durante os próximos meses até mudarem a plumagem para as cores de adulto. Durante os próximos meses, quem visitar a Serra da Tronqueira, poderá ver priolos adultos e juvenis a voar e alimentarem-se em conjunto. Um comportamento muito interessante de observar. 


O facto dos juvenis terem a cabeça de cor diferente dos adultos leva muitas vezes a que quem os observa pense que são machos e fêmeas ou mesmo espécies diferentes. Esperemos que este juvenil avistado no dia 21 julho seja um sinal de um bom ano para a reprodução do priolo, e um dos primeiros de uma geração que contribuirá para a sustentabilidade desta espécie em PERIGO!

Quem visita as Terras do Priolo e o Centro Ambiental do Priolo pode também colaborar com a equipa da SPEA partilhando as suas observações e registos de priolo, adultos e juvenis. Estes dados  permitem aos técnicos obter mais informações sobre a população bem como aos outros visitantes saber mais sobre as áreas onde os priolos são observados permitindo que cada vez mais pessoas possam disfrutar da observação desta ave tão importante nos Açores. 

Em 2014, desde a abertura do Centro Ambiental em Março, já se receberam 40 registos de observações de priolos, na sua maioria ao longo da Serra da Tronqueira, totalizando 118 priolos observados. Nota importante é que um familia belga conseguiu observar e fotografar esta semana um priolo juvenil. O que mostra que os primeiros juvenis de priolo já estão a ser mais frequentes e mais fáceis de se ver na Serra da Tronqueira. 

Estes registos e muito mais podem ser consultados no site do Centro Ambiental do Priolo – http://centropriolo.spea.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário