A manhã de sábado, 11 de outubro, ficou marcada por mais uma ação de voluntariado em prol do ambiente marinho. A Limpeza do Porto de Pescas de Vila Franca do Campo reuniu vários participantes que, em apenas duas horas, conseguiram recolher 105 quilos de resíduos, entre plásticos, metais, cordas e artes de pesca abandonadas.
A iniciativa, organizada pela SPEA Açores teve como principal objetivo preparar a zona do porto de pescas para o início das Brigadas de Resgate de Cagarros, contribuindo para um ambiente mais seguro para as aves marinhas juvenis que poderão ficar encadeadas nesta zona.
“Estas ações têm um impacto duplo: por um lado, ajudam a remover lixo marinho e materiais perigosos, e por outro, sensibilizam a comunidade para a importância de reduzir o desperdício e cuidar dos ecossistemas costeiros”, refere Ana Mendonça, técnica da SPEA Açores.
A atividade insere-se no âmbito do projeto Interreg MAC Circular Ocean, que visa a redução do lixo marinho e a valorização de resíduos provenientes das pescas, promovendo uma economia mais circular e sustentável nas regiões insulares em sinergia com o LIFE Natura@night cuja missão passa pela mitigação dos efeitos negativos da poluição luminosa em áreas naturais e costeiras de todo a Macaronésia.
No total, em 2025, já se realizaram nove ações de recolha de resíduos que contabilizam até à data perto de 200kgs de resíduos removidos e mais de 3200 beatas de cigarro retiradas do chão.
A SPEA agradece a todos os voluntários e entidades que contribuíram para o sucesso destas ações e convida a comunidade a continuar a participar nas próximas iniciativas de conservação e sensibilização ambiental.
Mantenha-se informado através de www.centropriolo.com
Sem comentários:
Enviar um comentário