Entre os dias 7 e 11 de abril, a SPEA participou na reunião anual do projeto Spongeboost, um projeto criado para promover a recuperação do efeito esponja de ecossistemas. Este evento, realizado na cidade de Santiago de Compostela (Espanha), envolveu a participação de dez instituições parceiras de forma a reforçar a colaboração em torno da recuperação de ecossistemas e proteção da água em toda a Europa.
Os trabalhos realizados envolveram discussões dos resultados obtidos, até ao momento, com a participação dos membros do Conselho Consultivo do projeto e trocas de experiências com representantes de projetos com temáticas semelhantes (SpongeScapes e Spongeworks).
Também foi apresentada a plataforma S.P.O.N.G.E., uma ferramenta on-line e interativa criada no âmbito do Spongeboost com o intuito de reunir informação e visualizar o progresso das iniciativas relacionadas com a recuperação do efeito esponja de ecossistemas em todo a Europa.
Cada um dos parceiros que implementam e testam medidas inovadoras para a recuperação do efeito esponja dos ecossistemas, incluindo a SPEA, apresentou resultados preliminares de monitorização e planos de ação.
A interação com os parceiros e as discussões foram úteis para apoiar o planeamento das ações que a SPEA está a desenvolver no Planalto de Graminhais, que inclui o restauro de uma linha de água e mais de 30 hectares de turfeira, utilizando soluções baseadas na natureza.
Através das medidas de recuperação da turfeira no Planalto dos Graminhais, pretende-se conservar a biodiversidade deste local e recuperar a capacidade de retenção de água deste ecossistema, ou seja, o seu efeito esponja.
Sem comentários:
Enviar um comentário