quinta-feira, 21 de setembro de 2023

SPEA está a requalificar o acesso ao Pico da Vara

A SPEA Açores, através do projeto LIFE IP Azores Natura e em parceria com DRRF através do projeto INTERREG VALCONMACII, iniciou em agosto de 2022, os trabalhos de  requalificação do acesso ao Pico da Vara, (Graminhais e Santo António), consolidação dos acessos, construção dos passadiços, estruturas de drenagem e plantação. 

Foto: Passadiços no trilho do Pico da Vara

A zona de intervenção está localizada na Área Protegida de Gestão de Habitats e Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais, que pertence a Reserva Natural do Pico da Vara. Esta área reúne uma vasta coleção de endemismos que caracterizam esta paisagem emblemática, sendo o cedro do mato (Juniperus brevifolia) a espécie de destaque, e talvez uma das maiores preocupações no planeamento dos trabalhos do projeto LIFE IP.

Imagem drone: trilho Santo António Nordestinho com passadiço


 Juniperus brevifolia

É evidente o estado de degradação presente nos diversos trilhos de acesso ao Pico da Vara, grande parte do problema está relacionado com a falta de manutenção dos acessos e das estruturas de drenagem, assim como a elevada pressão humana, muito superior à capacidade de carga que este habitat consegue suportar. 

De facto, o grande problema é a elevada pressão “turística” que esta paisagem sofre devido ao pisoteio constante, consequência disto é a criação de múltiplos caminhos alternativos, destruição da vegetação existente, erosão e compactação do solo. 

Imagem drone: pisoteio e desgaste do trilho

No total está previsto a requalificação de 700m de trilho, dos quais 200m são no percurso Sto. António/ Pico da Vara e os restantes 500m no percurso Graminhais/Pico da Vara. 

Este trabalho apresenta atualmente alguns atrasos, devido principalmente às dificuldades encontradas em desenvolver trabalhos num local remoto, com difícil acesso e com condições climatéricas adversas. No entanto, está previsto estar terminado até ao final do Projeto LIFE IP Azores Natura.

Sem comentários:

Enviar um comentário