quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Processo de triagem e identificação de espécies de insetos noturnos a decorrer na SPEA Açores

Processo de triagem e montagem de insetos
Foto: Yasmin Redolosis

Na SPEA Açores continuamos a analisar os insetos recolhidos nos diferentes pontos de amostragem dos Açores. Estes insetos foram reunidos pelas equipas da SPEA Açores, Madeira e SEO Canárias durante o verão de 2022, onde andaram no terreno a inventariar as espécies de insetos noturnos nas áreas protegidas de Rede Natura 2000 de cada arquipélago. Estes estudos estão abrangidos pelo projeto LIFE Natura@night.


Diversos pontos de amostragem 
Fotos: Yasmin Redolosis

Adicionalmente, nos Açores durante este verão, fez-se um número maior de pontos de amostragem nas ilhas São Miguel e Corvo nas noites de lua nova nos meses de junho, julho e agosto. A finalidade é obter mais informação sobre este grupo animal.

Até ao momento, foram feitos nestes 2 anos consecutivos, um total de 28 pontos de amostragem nos Açores, dos quais 14 pontos foram feitos na ilha de Graciosa (2022), 6 na ilha de São Miguel e 6 na ilha de Corvo.

Capturando insetos atraídos pela armadilha luminosa
Foto: Yasmin Redolosis

As equipas estiveram 4 horas, durante a noite, a capturar como método principal, insetos atraídos pelas armadilhas luminosas e adicionalmente, como método complementar, uma técnica chamada winerope.

 Udea ferrugialis atraídos pela armadilha luminosa 
Foto: Yasmin Redolosis.


Phlogophora meticulosa atraído pelo winerope
Foto: Héctor Santos

Depois desta captura, o próximo passo a seguir é o processo de triagem, onde os indivíduos vão ser separados por ordem taxonómica e consecutivamente identificados e catalogados enumerando a quantidade de cada espécie que foi encontrada em cada amostra. 


Processo de triagem e montagem de insetos
Fotos: Yasmin Redolosis

Os resultados obtidos atualmente mostram que o número total de insetos capturados no ano passado foram de 6.275, onde a grande maioria foram borboletas noturnas (Ordem Lepidoptera), as quais se identificaram com um numero de 37 espécies diferentes de borboletas. Este número final de indivíduos e espécies capturadas será certamente mais elevado, uma vez que ainda estamos no processo de triagem das amostras deste ano.

Estes dados coletados são de importância para a compreensão da distribuição desses insetos e como estes são afetados pela poluição luminosa nas áreas protegidas da Madeira, Açores e Canárias.

Capturando insetos atraídos pela armadilha luminosa
Foto: Yasmin Redolosis

Gostaríamos de agradecer aos especialistas pela sua ajuda na confirmação das identificações, bem como aos voluntários e estagiários pela sua ajuda indispensável em todo o processo.

O projeto LIFE Natura@night tem como objetivo reduzir a poluição luminosa nas áreas protegidas dos arquipélagos da Macaronésia. Ao trabalhar com autoridades locais, pescadores e comunidade para reduzir a poluição luminosa, estaremos também a implementar iluminação mais eficiente, contribuindo para uma melhor gestão de recursos e combatendo as alterações climáticas.

Mais informação em: www.naturaatnight.spea.pt.


Sem comentários:

Enviar um comentário