quinta-feira, 27 de julho de 2023

SPEA Açores foi ao Corvo fazer amostragem de insetos noturnos

A equipa de SPEA Açores, em colaboração com o CIBIO, volta a fazer trabalhos de amostragem com  insetos noturnos em áreas protegidas, desta vez na Ilha do Corvo.

Foto: Emmanuel Berrilli (University of L'Aquila)

Nesta pequena, mas essencial ilha para a conservação da natureza, fizeram-se um total de 6 pontos de amostragem, 4 nas áreas protegidas da Rede Natura 2000 do Corvo e 2 na recentemente apresentada Reserva Biológica do Corvo (RBC). 

Foto: Sara Nunes (CIBIO)  

 Foto: Yasmin Redolosis (SPEA)     

Entre estas áreas, foi observada uma diferença significativa entre a vegetação, predominantemente da orla costeira na RBC, com grande número de espécies de urze (Erica azorica), vidália (Azorina vidallii), cubres (Solidago azorica) e bracel (Festuca petraea). 

  


Fotos: Yasmin Redolosis (SPEA)

Enquanto que no Caldeirão do Corvo, predominam os pastos húmidos e de altitude com presença de Musgão (Sphagnum sp.)

Foto: Sara Nunes (CIBIO)

Esta equipa esteve a capturar as espécies de insetos noturnos utilizando armadilhas luminosas e um método complementar chamado winerope. Principalmente se capturaram insetos atraídos pelas armadilhas luminosas, destacando-se as borboletas noturnas como as mais capturadas.

  


Fotos: Yasmin Redolosis (SPEA)

Fiquem atentos às próximas noticias de SPEA Açores já que depois desta captura, os indivíduos serão triados e identificados para depois inventariar e finalmente, teremos novas listagens das espécies que são atraídas pelas luzes artificiais. Este trabalho é essencial para a compreensão da distribuição destes insetos e como os mesmos são afetados pela poluição luminosa.  

Estes estudos, abrangidos pelo projeto LIFE Natura@night, contribuirão para um aumento da informação disponível sobre este e outros grupos animais nas áreas protegidas dos Açores, Canárias e Madeira. 

Foto: Daniel Rodriguez Foley

Sem comentários:

Enviar um comentário