quinta-feira, 13 de julho de 2023

A SPEA inicia testes com equipamentos de gravação de sons (sound loggers) como método complementar de monitorização do priolo

No âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, a SPEA Açores está a realizar a monitorização anual da população de priolos, que decorre durantes os meses de junho e julho, de forma a estimar a tendência e o tamanho da sua população. 




Este ano, através de uma colaboração com um grupo de investigação da Universidade do Porto/ CIBIO, um estudo preliminar está a ser implementado utilizando-se sound loggers. Os sound loggers são equipamentos capazes de gravar o som das aves e, posteriormente, identificar e quantificar as espécies presentes no local utilizando um software específico para este tipo de estudo.

Neste momento, os dados dos sound loggers serão comparados com os resultados obtidos pelos técnicos da SPEA para avaliar a sua funcionalidade. A expectativa de aplicação destes equipamentos é obter dados complementares na monitorização do priolo, como sucesso reprodutivo e distribuição espaço-temporal.

Caso o leitor deste blogue encontre nas Terras do Priolo alguma caixa posicionada numa árvore (conforme as fotografias desta publicação) saberá que esta faz parte de um dos nossos estudos sobre o priolo!



Sem comentários:

Enviar um comentário