quarta-feira, 17 de maio de 2023

SPEA e Museu Carlos Machado juntos pela redução do lixo marinho

 A SPEA e o Museu Carlos Machado juntaram esforços na sensibilização dos mais jovens sobre lixo marinho, em São Miguel. Esta parceria surgiu no âmbito da Exposição "Carlos Alberto I - Príncipe do Atlântico", patente no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado e do projeto Oceanlit com ações de sensibilização sobre lixo marinho desenvolvidas pela SPEA nos Açores. O principal objectivo desta parceria é realçar a importância da proteção dos Oceanos e da cidadania ativa.



Durante o mês de Maio, técnicos da SPEA e do Museu Carlos Machado têm organizado diversas saídas de campo e ações de voluntariado com algumas das escolas de São Miguel  com o objetivo de dar a conhecer o problema do lixo marinho, como afeta as comunidades e biodiversidade marinha e como todos podemos fazer parte da solução. 

Este programa de atividades começou em Ponta Delgada, no inicio do mês, com um passeio pela cidade para conhecer as aves da nossa cidade em especial as aves marinhas que são muito afectadas pelo lixo marinho. Esta atividade juntou mais de 30 alunos que puderam observar diversas espécies de aves comuns e marinhas dos Açores, incluindo pardais, rolas, melros-negros, estorninhos, pombos, gaivotas e garajaus. 
Passeio PDL no dia 11 de Maio ©LavandaWilliams

Ontem, no dia 16 de maio, voltámos às escolas desta vez na Maia, onde em colaboração com o projeto Eco-escolas da EBI da Maia realizámos uma recolha de lixo no espaço exterior desta instituição. O resultado foi surpreendente com a recolha de muitas embalagens e outros plásticos.

Recolha de Resíduos EBI Maia ©AnaMendonça

 Ainda está prevista mais uma ação a decorrer em breve na Ribeira Grande.

A SPEA agradece a colaboração do Museu Carlos Machado e das diferentes entidades envolvidas para a sensibilização para um dos problemas globais que nos afectam a todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário