quinta-feira, 17 de novembro de 2022

SPEA Açores recebe visita de equipa de São Tomé e Principe

De 7 a 11 de novembro tivemos a visita de uma equipa de São Tomé e Príncipe. Abigail Varela da BirdLife, Yodiney Santos e Yanik Alberto da Fundação Príncipe. O objetivo desta visita foi poder partilhar experiências e mostrar o trabalho que tem desenvolvido e está a desenvolver a SPEA nos Açores. Desta forma, eles acompanharam o trabalho de campo e dos viveiros para conhecer as metodologias e as ações que estão a ser realizadas nos diferentes projetos de conservação e educação ambiental.

A visita começou na segunda feira, onde tiveram a possibilidade de visitar Vila Franca de Campo à noite e colaborar no último dia das brigadas SOS Cagarro na marinha e porto. Mesmo sendo o último dia, resgatamos 2 cagarros, um deles sujo de óleo, que teve que ser lavado.



Na terça feira acompanharam o Tarso Costa nas monitorizações de vegetação na Mata dos Bispos e ficaram a conhecer o trabalho de restauro ecológico da Floresta Laurissilva e as técnicas de Engenharia Natural aplicadas para a estabilização de solos e gestão dos fluxos hídricos.

Já na quarta feira tiveram a oportunidade de realizar o trilho pedestre de Santo António até o Pico da Vara, que corresponde à ação C14.2. Deram apoio na monitorização do estado do trilho e localização de futuros passadiços para requalificar o trilho do impacto do turismo na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. Depois tiveram a oportunidade de conhecer o Planalto dos Graminhais e visitar os nossos viveiros de produção de plantas nativas em Santo António. 





Na quinta feira o pessoal de São Tomé e Príncipe apresentou as iniciativas e projetos que estão a desenvolver junto a Fundação Príncipe e a BirdLife , e depois estivemos a conversar sobre as diferenças e semelhanças dos contextos e como poderiam ser implementadas algumas melhoras nos diferentes local. 



No último dia, o pessoal aproveitou de passear e conhecer um bocado da ilha, visitando as Furnas e o lado sul da ilha.




Sem comentários:

Enviar um comentário