quinta-feira, 19 de maio de 2022

8 dias de Ciência e Educação Ambiental

Com o relaxamento das regras de proteção para a Covid-19, as atividades científicas e de educação ambiental voltaram às escolas e a SPEA nos Açores esteve presente com atividades diversas sobre conservação da biodiversidade em vários eventos de celebração do Dia do Cientista e não só.

A SPEA tem estado envolvida em diversos eventos e atividades de educação ambiental em escolas e para a comunidade em geral, na última semana. Estas ações foram desenvolvidas através do programa escolar do Centro Ambiental do Priolo, centro associado à Rede de Centros de Ciência dos Açores em parceria com vários projetos em que a SPEA participa, nomeadamente os INTERREG Oceanlit e EELABS e o projeto LIFE IP Azores Natura.

Atividades do Dia do Cientista em parceria com o LIFE IP Azores Natura e os Centros de Ciência dos Açores

Os temas tratados foram vários, desde a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas ligados às aves e às ameaças que enfrentam bem como ao extenso trabalho de conservação desenvolvido nos Açores. Desde a conservação do Priolo e floresta Laurissilva até as ameaças para a conservação das Aves Marinhas, tais como o Lixo marinho e a Poluição luminosa foram temas tratados nestas atividades. Ainda houve tempo para falar do que é trabalhar em conservação da natureza e como a ciência é importante para conservar a nossa biodiversidade. Temas sérios desenvolvidos em atividades lúdicas e criativas como já é habitual no portfólio de atividades que a SPEA.

Saiba mais sobre o Programa Escolar da SPEA e as atividades disponíveis.

Atividade sobre conservação das Aves Marinhas e Lixo Marinho na Escola dos Ginetes

Estas ações estenderam-se desde o Nordeste, Ponta Garça, Ribeira Grande até aos Ginetes e envolveram alunos dos diversos níveis de ensino dos mais pequenos aos maiores, totalizando perto de 1000 alunos.

"A aventura do Jaime" aproxima alunos de 1º ciclo do priolo e a Floresta Laurissilva

A SPEA agradece o convite das instituições e escolas bem como dos docentes envolvidos na realização destas iniciativas como é o caso da Escola Básica e Secundária do Nordeste, , Escola Básica Integrada de Ponta Garça e também da sinergia realizada com outros centros de ciência no âmbito do dia do Cientista. A salientar também a comemoração do Projeto Eco-escolas levado a cabo na Escola Básica Integrada dos Ginetes em que se integraram várias ações SPEA Açores.

Dia do Cientista na EBI Ponta Garça com atividade sobre o lixo marinho e a Economia Circular

A SPEA associa divulgação de ciência à educação ambiental e está empenhada em levar estes temas a cada vez mais alunos para garantir um futuro promissor para as gerações futuras e envolvê-las na procura de soluções através da ciência.  

Porque como se ouviu em algumas destas sessões, o nosso planeta vive bem sem nós, mas o contrário é mais difícil!

Sem comentários:

Enviar um comentário