quinta-feira, 24 de março de 2022

Câmara Municipal do Nordeste promove plantação com o apoio da SPEA

Com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Árvore, a Câmara Municipal de Nordeste, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), promoveu, no passado dia 21 de março, uma ação de plantação de plantas endémicas e nativas dos Açores no Miradouro da Ponta do Sossego e na Ribeira dos Caldeirões, no Nordeste.






No total foram plantadas cerca de 446 plantas divididas pelos dois locais de plantação. No caso do Miradouro da Ponta do Sossego, foi criado um canteiro específico onde foram plantadas 40 Azorinas ou vidálias (Azorina vidalii). Seguidamente, foram feiras duas linhas de plantação com o intuito de criar uma sebe de plantas herbáceas, onde foram plantadas 10 Azorinas ou vidálias, 56 Ammi seubertianum, 80 queiró (Calluna vulgaris) e 56 malfuradas (Hypericum foliosum).


Já no caso da Ribeira dos Caldeirões, foram plantadas cerca de 40 espécies arbóreas, das quais 10 são pau branco (Picconia azorica), 10 faias-da-terra (Morella faia), 10 ginjas-do-mato (Prunus azorica) e 10 Louros (Laurus azorica). Nesta área foi também criado um canteiro de herbáceas com 56 Ammi seubertianum, 80 queiró e 28 malfuradas. 


Todas estas plantas são nativas ou endémicas dos Açores. 

De notar que a Azorina vidalii é uma espécie endémica, dai ter a denominação de azorina. No caso do Ammi seubertianum, esta é uma espécie rara e existe em muito poucos locais, sendo que no caso do Nordeste, apenas conhecemos a sua existência na Ribeira da Salga. 

A SPEA agradece o convite e o interesse demonstrado pela Câmara Municipal do Nordeste na divulgação das plantas da floresta nativa dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário