A SPEA tem visitado as praias e outras áreas balneares dos Açores para desenvolver várias ações de sensibilização sobre o lixo marinho, o seu impacto nas aves marinhas e a importância de reduzir o lixo que produzimos. Estas ações incluem campanhas de limpezas de praia, ações de sensibilização sobre temas específicos como os Microplásticos ou em eventos relacionados com atividades marítimas.
Estas fazem parte do projeto Interreg MAC Oceanlit, um projeto a decorrer a nível macaronésico e com intervenção da SPEA tanto nos Açores como na Madeira.
Um dos grupos de animais mais afectados por este problema são as aves marinhas. Estas aves passam uma grande parte do seu tempo no mar e vêm a terra nidificar, sendo afectadas tanto no mar como na terra pelo lixo marinho. Os Açores têm especial importância para este grupo de aves sendo que são 10 as espécies de aves marinhas que escolhem este arquipélago para nidificar. É o caso por exemplo do cagarro (Calonectris borealis) ou do painho-de-monteiro (Hydrobates monteroi) que é a única ave marinha endémica dos Açores , e foi electa ave do ano 2021 devido às grandes ameaças que enfrenta.
A SPEA vai continuar a desenvolver ações de sensibilização nas praias dos Açores, sendo a próxima, 30 de julho, já amanhã na praia do Fogo (Ribeira Quente- Povoação). Fica desde já o convite para participar e disfrutar desta belíssima praia de uma forma sustentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário