Na passada semana uma equipa do Instituto de Astrofísica das Canárias e da SPEA instalou 10 fotómetros na ilha do Corvo no âmbito do Projeto EELabs. A rede de fotómetros número 4 faz parte de um conjunto de Laboratórios de Eficiência Energética na Macaronésia que medirão o brilho do céu e avaliarão as noites naturais da Macaronésia, a informação recolhida é também útil para verificar a poluição luminosa na atmosfera ao longo do tempo, podendo ser correlacionada com as alterações climáticas e com experiências de avaliação do impacto desta ameaça nas aves marinhas até 2023.
Fotómetro na Reserva Biológica do Corvo. Foto: Samuel Perera |
Neste caso, será montado um sistema autónomo no próximo ano para avaliar o impacto da poluição luminosa sobre a população adulta de cagarro Calonectris borealis na ilha do Corvo durante o período de desenvolvimento da cria. Durante a instalação foram ainda tidas reuniões com a Câmara Municipal do Corvo, Parque Natural de ilha e Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira que reforçaram o seu apoio ao projeto.
A informação recolhida será essencial para a criação de uma normativa municipal e regional que permita minimizar o impacto desta ameaça a longo prazo nas aves marinhas e nas noites naturais, permitindo reforçar a natureza pristina da Macaronésia.
Para mais informação:
Sem comentários:
Enviar um comentário