quinta-feira, 22 de outubro de 2020

SPEA Açores recebe duas novas estagiárias

A SPEA Açores recebeu este mês duas estagiárias provenientes de Espanha e que permanecerão em São Miguel até dezembro. A Yasmin Redolosis Pearce e Andrea Prada Manzanilla irão colaborar em diversos projetos da SPEA Açores de forma a aumentarem o seu leque de aptidões e poderem regressar a casa com uma experiência mais vasta na área da conservação.

Neste momento a Yasmin e a Andrea estão a trabalhar nos viveiros de produção de plantas fazendo testes de germinação das sementes das plantas endémicas. Após a recolha das sementes no verão, estas foram limpas e classificadas para posterior conservação e uso. 

Os testes de germinação são utilizados para monitorizar a viabilidade dos lotes das sementes recolhidas.  Assim saberemos com certeza se estas sementes estão prontas para serem usadas nas nossas estufas e assim continuar a produzir plantas endémicas para a reconversão de áreas de conservação na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme.


Fica aqui uma pequena biografia de cada uma.

A Yasmin tem 26 anos e é natural de Cadiz, Espanha, é licenciada em biologia pela Universidade de Málaga e tem um Mestrado em Diversidade Biológica e do Meio Ambiente. 

Experiência profissional: nas ilhas Galápagos (Ecuador) participou no Projeto "Galápagos Verde 2050" nomeadamente na restauração ecológica de várias espécies de plantas endémicas. Também trabalhou no Projeto "Apicampus" em Espanha no qual desenvolveu diversas experiências em colmeias com abelhas urbanas, alimentação, extração e aproveitamento das abelhas.

Com um bolsa Erasmus Practicas, com duração de 3 meses vai a estar a trabalhar connosco na SPEA Açores. Após várias experiências decidiu que a sua área de trabalho é a conservação de espécies e habitats. Para já, ela está muito feliz com o seu início nos Açores e com muita vontade de aproveitar a sua estadia cá.

A Andrea Prada Manzanilla de 26 anos é natural de Madrid, Espanha, tendo completado os seus estudos de Grau Médio de Formação Profissional na Escola de Capatazes Florestais de Coca, Segóvia, uma das melhores escolas de Espanha para capatazes florestais, tendo mais tarde feito uma Formação Profissional na Escola de Capacitación Agraria de Villaviciosa de Odón em Madrid. 

Experiência profissional: fez um estágio no “Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat “(GREFA) em Majadahonda, Madrid, onde trabalhou em educação ambiental, na criação em cativeiro, na reabilitação da fauna e no Projeto "Control Biológico del Topillo Campesino". 

No segundo ano na Escola de Capacitación Agraria de Villaviciosa teve a oportunidade de se candidatar à bolsa Erasmus + com uma duração de 3 meses, para vir para os Açores.

Com esta oportunidade de trabalhar na SPEA Açores ela pretende ampliar os seus conhecimentos e pôr em prática tudo o que aprendeu nos seus cursos, assim como aprender mais sobre a flora endémica açoriana e continuar a melhorar a sua formação no manuseamento de fauna, neste caso com as aves.

Nestes primeiros dias nos Açores, a Andrea está apaixonada pela paisagem e pela amabilidade dos açorianos e espera poder ficar mais tempo, depois de terminada a sua bolsa.


Bem-vindas Andrea e Yasmin!! 




Sem comentários:

Enviar um comentário