quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Viveiros da SPEA renovados e prontos para os desafios do LIFE IP AZORES NATURA

Os Viveiros de Plantas Nativas localizados em Santo António de Nordestinho e criados no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo estão a ser renovados para poder dar saída ao grande número de plantas nativas que serão necessárias para os trabalhos de restauro de habitat previstos no projeto LIFE IP AZORES NATURA, que começou em 2019. 





Um dos primeiros trabalhos realizados foi a construção de uma nova estufa de sombra para substituir a antiga de madeira e que ao longo do tempo foi-se degradando. Desta vez, e para que este problema não voltasse a acontecer, encomendou-se uma estrutura pré-fabricada em túnel de aço galvanizado. 

                     

A montagem foi feita pela equipa operacional da SPEA, mas uma estrutura de 240m2 teve os seus desafios. Inicialmente efetuou-se o nivelamento do terreno com o apoio da retroescavadora, seguidamente a colocação de uma base/alicerces para que os arcos do túnel estivessem todos no sítio certo. Este foi o trabalho mais moroso e teve que ser meticuloso para assegurar a durabilidade da estrutura. 

                      


                       

Seguidamente levantaram-se os arcos da estrutura e fixaram-se, com o apoio da retroescavadora, este trabalho tornou-se muito mais simples. Seguidamente, colocaram-se as calhas, cruzetas para que a estrutura ficasse o mais segura possível.

Finalmente, a estrutura foi coberta por uma rede de sombra. Para fazer este trabalho foi necessário o envolvimento de toda a equipa operacional já que uma rede de 24m x 18m é uma rede pesada e tinha de ficar bem esticada.

                          

                           

                            

Foi um trabalho exigente, mas superado com distinção pela equipa operacional. Agora os nossos viveiros têm muito mais espaço para receber as plantas que depois irão ser plantadas na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e no SIC Serra da Tronqueira / Planalto dos Graminhais".

 


Sem comentários:

Enviar um comentário