quinta-feira, 21 de maio de 2020

SPEA Açores regressa aos trabalhos de campo

No âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, a SPEA desenvolve trabalhos de conservação de espécies e restauro de habitats naturais no SIC da Tronqueira e Planalto dos Graminhais e ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e como tantas outras entidades viu o seu trabalho truncado como consequência da pandemia do COVID 19.

Numa primeira fase, os trabalhos de intervenção no terreno estiveram interrompidos devido à imposição de cercas sanitárias em São Miguel. Uma vez ultrapassada esta fase mais critica, foram preparados planos de contingência que têm como objetivo proteger as nossas equipas no retomar das intervenções no campo. Estas ações foram retomadas no dia 5 de maio.

Estes planos incluem, para além das questões de segurança recomendadas (distanciamento, máscaras, limpeza de mãos, etc.), a reestruturação no formato de trabalho destas equipas, criando pequenas equipas autónomas de entre 2 e 5 elementos tanto para o transporte como para o trabalho. Igualmente, foram revistas as características de cada intervenção para identificar potenciais riscos e minimiza-los.



Para além disso, todos os trabalhadores cujas funções o permitem, mantiveram-se em regime de teletrabalho, com deslocações mínimas e estritamente necessárias ao escritório. Para este fim, foi também necessário dotá-los das ferramentas necessárias para tal e permitir um período de adaptação.

A manutenção dos trabalhos de restauro ecológico é para a SPEA uma prioridade, sem descurar a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores, das suas famílias e da comunidade, pelo que continuamos a acompanhar o evoluir da situação nos Açores e vamos adaptando-nos às medidas de proteção necessarias.

Porque um ambiente saudável é necessário para todos nós e faz parte da missão da SPEA!

Sem comentários:

Enviar um comentário