quinta-feira, 9 de abril de 2020

SPEA inicia estudos prévios para as ações do projeto LIFE IP Azores Natura

No âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, a equipa da SPEA Açores está a realizar  trabalhos de campo para o levantamento de informações das áreas de intervenção. O reconhecimento em pormenor no terreno constituirá uma das fontes de informação necessárias para a elaboração dos planos operacionais das ações coordenadas pela SPEA neste projeto.


As áreas de intervenção em questão são a Mata dos Bispos, o Planalto dos Graminhais e a Serra da Tronqueira (Trilhos Novos). As ações previstas incluem a reconversão da vegetação exótica invasora em Floresta Laurissilva dos Açores, requalificação de trilhos pedestres e restauro de linhas de água. A partir das intervenções espera-se recuperar serviços ecossistémicos, diminuir impactos da visitação em áreas naturais e conservar a biodiversidade nativa e endémica dos Açores.



No caso da Mata dos Bispos, onde a intervenção incindirá na secção superior da bacia hidrográfica da ribeira da Lomba Grande, um dos principais cursos de água da Caldeira da Povoação, foi necessário realizar o reconhecimento das linhas de água, com vista à identificação do curso principal e linhas secundárias, características dos seus leitos e margens, o seu estado de degradação atual e inventariação da vegetação existente.



Devido à dificuldade de acesso neste local foi necessária a utilização de equipamento de escalada, estando a equipa da SPEA habilitada para a realização de trabalhos em altura. A informação recolhida é vital para um bom planeamento das intervenções a realizar, bem como, da identificação das necessidades logísticas, com vista a assegurar que os objetivos inicialmente traçados sejam alcançados.

Os trabalhos de campo preparatórios para as ações do projeto LIFE IP Azores Natura estão temporariamente suspensos devido à presente crise sanitária que atravessamos atualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário