quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Resultados da BirdRace Açores 2019

A BirdRace Açores é um evento que decorre no arquipélago dos Açores com organização SPEA Birdlife Portugal em parceria com o website Aves dos Açores e que já vai na sua 6º edição. Tem como principal objectivo promover a observação de aves nos Açores como atividade que proporciona o contacto com a natureza e contribuir para o aumento dos registos de aves no arquipélago. Em 2019 , contou com o apoio da Amazing Azores e Atlântico Line.

Trata-se  de uma competição por equipas (até 3 elementos) a quem se pediu o registo do máximo de espécies de aves observadas na região durante o fim-de-semana de 05 a 06 de outubro. Este ano, e como habitualmente, fez parte do Eurobirdwatch 2019, uma iniciativa a nível europeu que é promovida pela BirdLife International desde 1993, que em Portugal é coordenada pela SPEA Birdlife Portugal, desde 1999. Em 2019, no âmbito desta iniciativa participaram mais de 28 000 observadores e contaram -se mais de 4 , 2 milhões de aves.

Nos Açores, participaram 11 equipas , totalizando 24 participantes, nos quais se incluem famílias que dedicaram o seu fim-de-semana a observar aves, tendo havido participantes em todas as ilhas com a excepção da ilha das Flores. No total , foram contadas 68 espécies de aves diferentes nos Açores, em que as rolas-do-mar, pintassilgos, pombo-da-rocha, pombo-torcaz, tentilhões, gaivotas, alvéolas, pardais, canários, garajau-comum, estorninhos e melros foram os mais comuns. Nas espécies apenas registadas uma vez pelas equipas estão espécies como a ibis-preta , a codorniz, falcão peregrino, maçarico galego spp americano, escrevedeiras-das-neves, mergulhão-caçador, periquito-rabo-de-junco, galinhola, perna-verde-comum, maçarico-solitário e claro o priolo, uma das aves endémicas dos Açores.
Algumas das equipas participantes na edição de 2019.

Apurados os resultados, a equipa que concretizou uma lista com maior número de espécies observadas a nivel regional é oriunda da ilha Terceira - Team Owls, com 51 espécies de aves observadas no fim-de-semana do concurso. A quem damos os parabéns e poderão expandir as suas observações a outras ilhas através de uma viagem de barco à sua escolha na operação de 2020, patrocínio da Atlântico Line.

Interessa dizer que este ano , o trabalho dos júris não foi tarefa fácil  visto que algumas listas foram muito aproximadas e a competição foi renhida, sendo pouca a diferença entre o 1º e 2º lugar. A organização dá os parabéns também às equipas vencedoras a nível de ilha que  também serão contempladas por um pequeno prémio de participação, pela Amazing Azores.: equipa Bingo Just Now- São Miguel , Blue Island Birders - Faial, É. Regulus sanctaemariae -Santa Maria, Angry Birds - Graciosa, Pilritos do Corvo - Corvo , Arenaria Picarota - Pico e GonGon - São Jorge.

Serão ainda divulgados no website Aves dos Açores os resultados por ilha com mais pormenor. Mais se informa que as equipas serão contactadas brevemente pela organização para distribuição dos prémios.

A maior recompensa é participar e poder partilhar uma atividade em que podemos usufruir da natureza e beleza das aves com amigos e familiares, respeitando a natureza para que outros também o possam fazer. Em nome da organização, agradecemos a todos os que participaram e contamos convosco para continuar a observar aves nos Açores e naturalmente aos patrocinadores, sem os quais não seria possível premiar os vencedores.

A organização agradece a todos e até para o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário