quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Campanha SOS Cagarro arranca mais cedo em 2019

A 24ª edição da Campanha SOS Cagarro irá decorrer, nos Açores, entre 1 de outubro e 15 de novembro. Esta é uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores desde 1995, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros institucionais os Parques Naturais de Ilha e a Azorina, S.A e que se encontra associada ao projeto LuMinAves (www.luminaves.com). E na qual a SPEA, como habitualmente, irá colaborar nos concelhos da Povoação, Nordeste e Vila Franca do Campo em São Miguel e na ilha do Corvo.

Esta campanha reveste-se de especial importância visto que 75% da população de cagarros (Calonectris borealis) nidifica no arquipélago dos Açores e este período coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua longa migração oceânica. Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite nas nossas ilhas, são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas diversas ou automóveis. Perante estes focos de poluição luminosa, as aves desorientam e caem nas estradas, campos, casas, etc., ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos, que podem, em alguns casos, causar a sua morte.

Este ano a campanha conta, pela segunda vez, com a ajuda digital de uma aplicação para telemóvel, a app “SOS Cagarro Móvel”. Todos os participantes poderão ajudar a testar esta aplicação e a sua funcionalidade cujo propósito é facilitar a recolha de dados relativos ás quedas de cada animal, registando automaticamente a localização GPS da queda. Para mais informações sobre esta aplicação, basta, contactar o Parque Natural da ilha onde se encontram ou através http://soscagarro.azores.gov.pt. Estará ainda disponível a linha SOS Ambiente através do número 800 292 800.

A SPEA convida a todos a participar nesta campanha e desta forma contribuir para a conservação desta espécie de ave muito emblemática nos Açores.

E não se esqueça, este ano, Salve um Cagarro, faça um amigo !






Sem comentários:

Enviar um comentário