quinta-feira, 25 de julho de 2019

LIFE VOLUNTEER ESCAPES | Voluntários removem Gigante nos Graminhais


No passado mês de Junho a equipa de Volunteer Life Escapes da Spea Açores concluiu a limpeza de Gigante (Gunnera tinctoria) no Planalto dos Graminhais.


Gigante, nome comum desta planta nos Açores, é uma planta original de América do sul, foi uma espécie introduzida com fins ornamentais, mas na actualidade é uma espécie invasora. O planalto dos Graminhais, onde a planta encontra condições perfeitas para se desenvolver, constituem uma área de turfeira ativa de cerca de 100 hectares principalmente coberta por musgo (Sphagnum spp.) cuja característica principal é a absorção e retenção de água. Por isso, no passado, eram utilizados na produção de ananás. Mas hoje a sua importância deve-se ao armazenamento das águas superficiais da chuva. Além disso, é a área ideal para a reprodução da narceja-comum (Gallinago gallinago).



A equipa de voluntários trabalhou durante cinco dias nos Graminhais, a realizar transectos onde se  fez a recolha de todas a plantas de Gigante encontradas, algumas a medir mais de 2 metros de altura. No total foram percorridos 20,5 km com aproximadamente 250kg de raízes e sementes extraídas.

A equipa ficou muito contente com o trabalho realizado e espera que a cada ano a quantidade seja menor!

Sem comentários:

Enviar um comentário