quinta-feira, 11 de julho de 2019

Festival do Estapagado no Corvo


Decorreu nos dias 5 a 7 de julho o I Festival do Estapagado na ilha do Corvo. Este festival ambiental que incluiu momentos educativos e momentos lúdicos tinha como mote celebrar os 10 anos da SPEA na ilha do Corvo e o trabalho desenvolvido para a conservação das aves marinhas na mais pequena dos Açores. Mas também, agradecer à população do Corvo e entidades da ilha a colaboração dada ao longo destes 10 anos e sem a qual não teria sido possível atingir os resultados destes projetos.



No primeiro dia do festival, foi realizada uma visita cultural à zona antiga da vila do Corvo, guiada pelo Ecomuseu do Corvo que permitiu descobrir as características peculiares e as dificuldades de sobrevivência do povoamento da ilha do Corvo. Entre histórias de piratas e lendas religiosas, os participantes ficaram a conhecer um pouco dos segredos desta ilha.

Pela tarde, deu-se início o festival, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos na ilha pelo projeto LIFE+ “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” e o pós-projeto. Seguiu-se um serão animado pelo conjunto “Limão e Chá Verde”.


Apresentações dos trabalhos no âmbito do Projeto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas"

Atuação dos Limão e Chá Verde


O segundo dia do festival foi dedicado à celebração dos 10 anos de trabalho em prol das aves marinhas no Corvo e no arquipélago dos Açores na Tertúlia "Sons dos Oceano", com apresentações sobre o painho-de-monteiro, o estado das aves marinhas como indicador de bom estado do ambiente marinho nos Açores, e a problemática da poluição luminosa, não apenas para as aves marinhas mas também para as pessoas.

Apresentação do Plano de Ação para o painho-de-monteiro no âmbito do projeto LIFE EuroSAP

Apresentação sobre a poluição luminosa e o seu impacto, Elizabeth Atchoi (DOP/FRCT)

Seguiu-se a sessão de celebração dos 10 anos da SPEA no Corvo com a eleição do Voluntário da década, a entrega simbólica do prémio Espírito Verde, recebido pela SPEA pelo projeto e pós-projeto desenvolvido na ilha, à Câmara Municipal do Corvo, Parque Natural de Ilha do Corvo e  Escola Mouzinho da Silveira como agradecimento pela sua colaboração ao longo destes 10 anos. Foram também entregues certificados de voluntários às mais de 30 pessoas que ao longo destes 10 anos tem contribuído para a conservação das aves marinhas na ilha. Nem o bolo de aniversario, faltou!



Parque Natural de ilha, Câmara Municipal do Corvo e Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira a receberem uma cópia do prémio "Espírito Verde" pela presidente da SPEA, Graça Lima

Voluntários da década


A parte musical contou com a estreia dos EMC2 no palco, que deleitaram o publico, e o dia encerrou com a atuação da Dj Chopsoy das Cagarras Sound.

EMC2, a estreia, com André Couto e Andreia Silva

Dj Chopsoi das Cagarras Sound

No último dia do festival, realizou-se um workshop sobre turismo e sustentabilidade na ilha do Corvo que permitiu reflectir sobre o tipo de turismo que os corvinos querem para a sua ilha.

Workshop sobre o Turismo Suntentável

Ao longo do festival, foi também criado um mural para comemorar os 10 anos da SPEA no Corvo e os esforços para a conservação das aves marinhas. O mural foi realizado por Miguel Patrício e companhia.

Mural para celebrar a conservação das aves marinhas no Corvo elaborado pelo Miguel Patrício e companhia

O festival não esqueceu as preocupações ambientais, especialmente as ligadas ao excesso de lixo plástico que este tipo de festivais produz. Por este motivo, o festival contou com o seu próprio Eco-copo personalizado.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Eco-copo do Festival do Estapagado

Despedi-mo-nos com um MUITO OBRIGADA e quem sabe para o ano há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário