quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Voluntários pelo Priolo em 2018

O registo das observações dos visitantes do CAP é uma iniciativa que já decorre desde 2003. Esta já contou com o apoio de 831 observadores voluntários que vão reportando as observações de uma das espécies de ave dos Açores mais mediáticas e uma das mais procuradas pelos que visitam as Terras do Priolo ( concelhos do Nordeste e Povoação). É uma forma de manter o contacto com os visitantes  do CAP mas também uma forma de manter atualizadas as observações de priolo, mapeando as áreas e alturas do ano em que os priolos são mais observados pelos visitantes, facilitando a sua observação aos que o procuram e contribuindo para o aumento da informação atualizada sobre a espécie, disponível para todos no website do CAP.



No total, em 2018, foram contabilizadas 106 observações de priolo, nas quais foram vistos 289 priolos dos quais 2 eram juvenis. Estes dados foram registados por 284 observadores de 17 nacionalidades diferentes ao longo de todo o ano de 2018. Na sua maioria, estes foram observados no Concelho do Nordeste, nas áreas circundantes do Pico Bartolomeu e Cancela do Cinzeiro, incluindo o próprio CAP que nos meses de verão têm sido lugar recorrente de observação de alguns individuos da espécie.

A SPEA agradece a todos aqueles que reportaram os seus avistamentos e convida a todos aqueles que possam no futuro vir a observar o priolo que o comuniquem à SPEA através do email centropriolo@spea.pt.

Obrigado e boas observações ! 


Sem comentários:

Enviar um comentário