quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Manutenção e monitorização no Ilhéu de Vila Franca do Campo

No dia 30 de julho a equipa operacional da SPEA deslocou-se ao Ilhéu de Vila Franca do Campo para realizar tarefas de manutenção do trilho existente na área protegida e no início desta semana foi realizado o acompanhamento da população de cagarro residente e de outras aves marinhas.


A manutenção realizada ao trilho de acesso à área de reserva foi uma intervenção ligeira para impedir qualquer impacto negativo na nidificação do cagarro, que está a decorrer na área, e teve como objetivo facilitar o acesso aos técnicos que realizam o acompanhamento dos ninhos de aves marinhas. Após a saída dos juvenis de cagarro dos ninhos pretende-se realizar uma intervenção mais alargada para assegurar a conservação do habitat para as aves marinhas.


Ainda no início desta semana decorreram ações de monitorização do sucesso reprodutivo do cagarro (Calonectris borealis) e da presença de paínhos-da-madeira (Hydrobates castro). Foram capturados e anilhados para acompanhamento, cerca de 30 cagarros adultos cujas crias já se encontravam em desenvolvimento dentro dos ninhos. Estas crias irão ser acompanhadas regularmente até final de outubro, data em que irão realizar o seu primeiro voo partindo das ilhas para o alto mar, até regressarem ao ilhéu para terem as suas próprias crias.


Procuramos também evidências da presença de paínhos-da-madeira e verificamos que estes ainda não chegaram ao ilhéu. O painho-da-madeira é uma ave que nidifica no inverno, portanto em setembro, seguramente já estarão no ilhéu de Vila Franca do Campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário