quinta-feira, 28 de junho de 2018

Já ouviu uma alma-negra?

As almas-negras têm uma vocalização peculiar, semelhante ao ladrar de um cão. Estas aves respondem-nos muito bem quando interagimos com elas.

No âmbito dos trabalhos que estão a decorrer no ilhéu de Baixo, Graciosa, nos Açores, no âmbito dos projetos LuMinAves e MISTIC SEAS II, foi gravado um video da interação de uma técnica da SPEA com uma Alma-negra.




A alma-negra (Bulweria bulwerii) é uma ave marinha de pequeno porte (cerca de 100 gramas) que pode ser identificada pela sua cor uniforme castanha escura, excepto as coberturas superiores das asas mais claras e pela grande envergadura das asas (cerca de 70 cm) relativamente ao corpo.

Nos Açores estima-se que existem cerca de 70 casais, sendo o ilhéu da Vila em Santa Maria o que alberga a maior colonia desta especie, com 50 casais. Em junho de 2017 e no âmbito dos projetos LuMinAves e MISTIC SEAS II foi foi confirmada a nidificação no ilhéu de Baixo na Graciosa. Estas duas colonias são monitorizadas regulamente por técnicos da SPEA e da equipa  OKEANOS da Universidade dos Açores, em parceria com a Direção Regional do Ambiente, Direção Regional dos Assuntos do Mar e Fundo Regional de Ciencia e Tecnologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário