segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Alterações Climáticas?Qual será a opinião dos Corvinos?

A SPEA está a realizar conjuntamente com a Universidade dos Açores e o CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas, Espanha) um estudo para conhecer a percepção dos corvinos sobre as alterações climáticas.

Nos últimos 100 anos a temperatura do planeta tem aumentado cerca de 0.85ºC. Os cientistas relacionam este aumento de temperatura com a emissão de gases de efeito estufa, que provém essencialmente da queima de combustíveis fósseis, da pecuária, da agricultura e do corte de florestas do planeta.

As previsões sugerem que um aumento de 2º C em relação à temperatura na era pré-industrial, poderá ter consequências perigosas e, eventualmente, catastróficas. Com base nesta informação pretende-se saber qual a opinião dos corvinos sobre os efeitos destes eventos catastróficos, tais como períodos de chuvas e ventos intensos, aumento das secas, efeito do degelo da calota polar, aumento do nível do mar, erosão costeira, alteração das correntes marinhas com efeito nas pescas, deslocação de doenças tropicais para locais em que não estavam presentes e desaparecimento ou dispersão de espécies de flora e fauna (https://ec.europa.eu/clima/change).

Sendo o Corvo uma ilha tão pequena onde atividades como a pecuária, a agricultura e as pescas ainda têm um papel importante na economia da ilha, é essencial saber como lidarão com o aumento de fenómenos naturais mais extremos, ou se tais efeitos serão ou não prejudiciais para a população?
Inquérito realizado na ilha do Corvo sobre a percepção dos corvinos sobre as alterações climáticas

O conhecimento da tendência das alterações climáticas é fundamental para definir uma estratégia de ação e implementação de medidas de prevenção ou mitigação, a nível regional está a ser definido o Plano Regional para as Alterações Climáticas.

No entanto, todos nós podemos contribuir com uma parte na mitigação dos efeitos que alteram negativamente o Planeta. Lembre-se: reduza, reutilize e recicle os materiais não biodegradáveis, poupe água e faça um uso sustentável da energia. Gestos que são um pequeno passo para si…mas uma grande ajuda para a preservação do Planeta.


Sem comentários:

Enviar um comentário