quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Terras do Priolo promovidas na Conferência EUROPARC 2017

Produtos típicos e a oferta ecoturística das Terras do Priolo, concelhos de Nordeste e Povoação, e do Parque Natural de São Miguel foram apresentados a mais de 300 participantes de 37 países, todos eles com atividade relacionada com a conservação da biodiversidade e das áreas protegidas na Conferencia da EUROPARC 2017 que decorreu nos dias 7 a 9 de Setembro nas Montanhas Mágicas (concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra).




Para além de ser uma oportunidade de dar a conhecer às Terras do Priolo, a conferencia permitiu realizar um encontro de territórios com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) de Portugal para discutir as metodologias para avançar para as fases II e III desta metodologia que permitirão a inclusão de empresas turísticas e operadores turísticos nesta rede de promoção do Ecoturismo ligado à Áreas Protegidas da Europa.



NOTAS:

A Federação EUROPARC é uma Rede Europeia formada por entidades publicadas e privadas que trabalham pela conservação das Áreas Protegidas. Tem como objetivo melhorar a gestão das Áreas Protegidas na Europa através da cooperação internacional, o intercâmbio de ideias e experiências, e a influência das políticas públicas.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas é uma ferramenta prática de gestão que permite às Áreas Protegidas desenvolver o turismo de forma sustentável.
É um processo dividido em 3 partes:
•    Tornando-se um destino sustentável - Carta Parte I
O primeiro passo é tornar a Área Protegida e o território envolvente num destino turístico sustentável. Este galardão é atribuído à entidade gestora da área protegida.
•    Parceiros sustentáveis nos Territórios com Carta - Carta Parte II
Permite que as empresas de turismo que operam no Território com Carta adiram à metodologia e sejam reconhecidas pela Federação EUROPARC.
•    Operadores de Turismo Sustentável em Territórios com Carta - Carta Parte III
Permite que operadores turísticos sustentáveis colaborem com às áreas protegidas e os parceiros turísticos para trazer turistas ao território. Esta fase já está em funcionamento em países como Espanha e França.

Países presentes na conferência:
Austria, Belgica, Bosnia, Brazil, Bulgaria, Croacia, Rep. Checa, Dinamarca, Egipto, Estónia, Israel, Italia, Letonia, Lituania, Finlandia, Francia, Georgia, Alemania, Grecia, Hungria, Islandia, Irlanda, Holanda, Noruega, Polonia, Portugal, Romania, Rusia, Eslovaquia, Eslovania, Espanha, Suecia, Suiza, Macedonia, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário