quarta-feira, 21 de junho de 2017

Recapturado melro com mais de 10 anos de idade

O Projeto de Estações de Esforço Constante (PEEC), um projeto de monitorização organizado em conjunto entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) e a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA), que tem por objetivo estimar parâmetros fundamentais para avaliar as tendências populacionais de aves nidificantes (abundância de adultos, produtividade e sobrevivência), através de um esforço constante de captura e anilhagem de aves com redes verticais durante a nidificação.

 

A SPEA Açores iniciou este ano, com o apoio do Serviço Florestal do Nordeste, uma estação de esforço constante no Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro, a primeira estação do PEEC nos arquipélagos portugueses. 

Na sessão inaugural de anilhagem, foi uma enorme surpresa encontrar nas redes uma fêmea de melro (Turdus merula) portadora da anilha F20881. Esta recaptura foi comunicada ao ICNF que logo providenciou informação da anilhagem. Esta ave tinha sido anilhada no mesmo local como juvenil do ano em 11-11-2006!

Sem comentários:

Enviar um comentário