quinta-feira, 25 de maio de 2017

Priolo exemplo de sucesso no lançamento do “European Birds of Conservation Concern” da Birdlife International

O relatório divulgado no passado dia 20 na cidade italiana de Parma salienta que Portugal é muito importante para as espécies em situação desfavorável na Europa. Isto por causa das muitas espécies endémicas que ocorrem nas ilhas dos Açores e Madeira, como o priolo (Pyrrhula murina), o painho-de-Monteiro (Hydrobates monteiroi), a freira-do-bugio (Pterodroma deserta) e a freira-da-madeira (Pterodroma madeira). 

Também o Continente é importante, tendo metade da população reprodutora de peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) na Europa e mais de 20% das populações reprodutoras de toutinegra-do-mato (Sylvia undata) e de sisão (Tetrax tetrax).

O caso do priolo, apresentado pela SPEA em Parma, foi um dos dois exemplos de sucesso na recuperação de espécies na Europa destacados no evento, ao lado do projeto sobre o quebra ossos no Norte de Itália.

Este novo relatório é um “apelo para que os Estados membros tomem consciência das suas responsabilidades em relação a espécies e que as levem em consideração na altura de decidir como distribuir os recursos para a conservação da natureza”, explicou Anna Staneva, da Birdlife International.


Actualmente, 43% das aves selvagens da Europa estão numa situação preocupante.

Pode fazer o download da publicação AQUI e saber alguns números mais relevantes no artigo da Wilder

Sem comentários:

Enviar um comentário