quinta-feira, 2 de março de 2017

Continuam os trabalhos na Linha de Água

Continua a ser realizada a monitorização de um afluente da Ribeira do Guilherme inserido numa das áreas de intervenção do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. O objetivo desta monitorização é caracterizar os principais parâmetros de qualidade da água para avaliar os efeitos da intervenção de restauro ecológico sobre esta linha de água secundária.




O LIFE+ Terras do Priolo está a realizar há mais de um ano a intervenção de restauro ecológico numa área de 28 hectares que constitui um gradiente altitudinal dos 300 metros até aos 900 metros situada na Serra da Tronqueira. Esta área é adjacente a um afluente da Ribeira do Guilherme de caudal permanente e em cujas margens podem-se encontrar povoamentos puros de espécies invasoras, nomeadamente Incenso (Pittosporum undulatum), e áreas de Floresta de Laurissilva invadida por espécies invasoras como a Cletra (Clethra arborea), Acácia-negra (Acacia melanoxylon) e também Incenso.




No seguimento deste trabalho, estão a ser recolhidas amostras de água e solo para análise no laboratório. Esta monitorização permite caracterizar o estado de esta linha de água antes, durante e após da intervenção, que deverá ser iniciada no verão, avaliando assim  os efeitos  sobre os principais indicadores de qualidade referidos na Diretiva Quadro da Água.

Sem comentários:

Enviar um comentário