quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O painho-de-monteiro, um valor natural presente nas Reservas da Biosfera Açorianas

A Graciosa, as Flores e o Corvo são as únicas ilhas no mundo onde podemos encontrar colónias de nidificação desta pequena ave marinha, o painho-de-monteiro. Curiosamente, esta espécie é o elo de ligação de três Reservas da Biosfera da UNESCO que podemos encontrar nos Açores, o que revela a sua importância como santuários naturais.

                                                              Painho-de-monteiro

Durante o passado mês de julho, a SPEA realizou várias expedições para monitorizar algumas das principais colónias de reprodução de painho-de-monteiro. Vários meios foram usados para aceder aos locais mais inacessíveis. Como por exemplo, no Corvo as prospecções foram realizadas a partir de um pequeno bote, enquanto nas Flores a equipa teve de recorrer a um kayak para aceder a alguns ilhéus e rochedos.

Com a ajuda de voluntários, a equipa da SPEA percorreu vários locais da costa da ilha das Flores com o intuito de detetar novas colónias desta espécies. De forma a definir os melhores pontos onde os técnicos poderiam realizar as escutas nocturnas, previamente foram selecionados os locais mais propícios para a nidificação. Cada  local foi visitado durante as primeiras horas da noite.


                                                               Medição do Tarso
                                     
A prospeção de ninhos de aves marinhas e a sua monitorização implicam, na maioria das vezes, trabalho nocturno, obrigando as equipas a usar ferramentas e tecnologias cada vez mais sufisticadas. Nos ilhéus de Baixo e da Praia (localizados ao largo da ilha Graciosa) foram recolhidos os aparelhos de gravação automática que tinham sido deixados meses antes. Estes aparelhos gravam as vocalizações produzidas ao cair da noite por estas aves, quando entram e saem dos ninhos. No ilhéu da Praia foram também montadas várias redes verticais para capturar os indivíduos que voam à noite em redor da colónia de reprodução. No final da campanha, foram capturados e anilhados186 painhos-de-monteiro e foram controlados cerca de 100 outras aves que já possuíam anilha. Entretanto durante o período diurno, a equipa aproveitou para monitorizar os vários ninhos conhecidos. A maioria das crias já tinha eclodido e encontrava-se em bom estado de saúde. No entanto, foram detetados alguns eventos de predação, provavelmente levados a cabo pela introduzida lagartixa-da-madeira.

                                              Prospeção nos Ilhéus da Alagoa (Flores)                  

Ao longo dos últimos dias, a equipa aproveitou para realizar uma sessão pública para as comunidades locais, onde foram apresentados os principais resultados do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Durante esta sessão, foram também apresentados os principais objetivos do projeto LIFE EuroSAP, tendo sido dada particular atenção à sua importância para o futuro desta pequena espécie de ave marinha - o painho-de-monteiro.



                                           Painho-de-monteiro no Ilhéu Sentado (Flores)
                                                              
Gostaríamos de apresentar os nossos agradecimentos à Associação de Bombeiros Voluntários da Santa Cruz das Flores, ao Parque Natural da Ilha das Flores, ao Carlos Toste (do Hotel Ocidental) e à Sandra Quaresma, tendo sido essenciais para o sucesso das ações desenvolvidas na ilha das Flores. Um agradecimento especial ao Parque Natural da Ilha Graciosa e ao seu Diretor pelo enorme apoio que tem demonstrado para com a equipa da SPEA desde o início dos trabalhos. Obrigado também aos colegas do MARE/DOP da Universidade dos Açores pela partilha de conhecimento e de informação bem como pelos momentos no campo. Finalmente, obrigado ao Parque Natural da Ilha do Corvo pelo apoio prestado à equipa.





Fotos: Tânia Pipa





Sem comentários:

Enviar um comentário