quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ciências nas Férias: aventura noturna colorida por vidálias

Em tempo de férias foi tempo de largar os livros e partir à aventura no campo. A primeira aventura começou numa noite de verão onde os audazes aventureiros munidos de lanternas visitaram o território da vidália Azorina vidalii da família das Campânulas pelo seu formato da flor lembrar um sino. Esta aventura teve a colaboração da Drª Julie Weissmann uma fiel escudeira no que respeita ao conhecimento e protecção desta planta. 

                                         

Foram 14 os aventureiros que ficaram assim a conhecer melhor este endemismo dos Açores, que no Corvo pode ser observado nas zonas costeiras e em zonas de muita produtividade de nutrientes e que inclusive dá cor a muitas das canadas e casas da Vila do Corvo crescendo livremente sob a rocha vulcânica. Foi ainda dado ênfase aos insectos como importantes polinizadores e também às ameaças a que estão sujeitas, nomeadamente, as constantes alterações que ocorrem no seu habitat, característica inerente das zonas que ocupam, na maioria de influência antropogénica, as plantas invasoras como o espinafre da Nova-Zelândia Tetrgaonia tetragonioides e o salgueiro Tamarix africana, o uso de pesticidas, pisoteio, erosão, tempestades e herbivoria. 

                                         

Despedi-mo-nos assim, de uma população com mais de 3500 indivíduos maduros, uma das maiores populações nos Açores, classificada como em perigo crítico pelos critérios da IUCN (2001), protegida pela Convenção de Berna (revisão de 2002) – Anexo I e pela Diretiva Habitats DL 49/2005 de 24 de Fevereiro – Anexo II, considerada uma espécie prioritária que ocupa uma área total de 252km2 (Comissão Europeia, 2009) nos Açores e daí que as medidas de conservação aplicadas no projeto e pós-projeto com a sementeira direta da espécie no interior da vedação antipredadores da Reserva Biológica do Corvo permitem não só a recuperação do habitat como permitem a dispersão da espécie numa área protegida livre de ameaças.












Sem comentários:

Enviar um comentário