quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fórum reafirma importância do turismo sustentável para as Terras do Priolo

Decorreu nas Furnas, o I Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo onde foi possível avaliar os resultados do plano de ação desenvolvido e iniciar a preparação da estratégia a implementar nos próximos cinco anos.

O Fórum teve na sua abertura a Diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, em representação do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, tendo sido anunciado a intenção da secretaria de avançar com o processo de renovação desta Carta por mais 5 anos.


Foi também o momento para um balanço dos 5 anos de trabalho realizado por um vasto conjunto de parceiros que aqui apresentaram muitos dos resultados obtidos nas mais de 50 ações. A parceria que tem vindo a implementar esta estratégia de desenvolvimento de turismo sustentável para as Terras do Priolo (Nordeste e Povoação) inclui, para além das Direções Regionais de Ambiente e dos Recursos Florestais, a SPEA, a Camara Municipal do Nordeste, a Direção Regional do Turismo, a ASDEPR, o OMIC e o Geoparque Açores.

Este fórum permitiu ainda trabalhar em conjunto com todos os participantes, representantes de cerca de 15 entidades públicas e empresas ligadas ao turismo, no sentido de avaliar o desenvolvimento da atual estratégia e encontrar pontos de ação para os próximos 5 anos.

No final do fórum foi ainda celebrado o processo de adesão à Marca Priolo de 10 novas empresas que atuam no território.

As oportunidades de participação ainda não acabaram, o processo de renovação da CETS para as Terras do Priolo irá decorrer durante o presente ano com mais momentos de participação para elaboração dos vários documentos necessários. Este pedido deverá ser entregue à Federação EUROPARC no final do presente ano.

Saiba mais e participe!

Sem comentários:

Enviar um comentário