segunda-feira, 7 de março de 2016

Participantes inesperados

Esta manhã durante a atividade “Dias RAM” no Farol do Arnel, Nordeste, os técnicos da SPEA foram surpreendidos pela presença de duas aves encontradas pelo faroleiro numa das suas rondas matinais.


Tratavam-se de duas espécies de aves marinhas, um pintainho também conhecido por frulho/Audubon´s Shearwater (Puffinus lherminieri) e uma Pardela-preta/Sooty Shearwater (Ardenna griseus), foram atraídos pelo Farol durante a noite e recolhidos hoje de manhã.  

Pintainho
Pardela-Preta
O primeiro encontrava-se em boas condições e após as verificações necessárias foi libertado. Esta espécie é considerada residente nos Açores e nesta altura do ano encontra-se em plena época de nidificação. À semelhança do Cagarro é também atraída pelas luzes artificiais sendo possível encontrar alguns animais caídos nas zonas mais costeiras embora em menor número que o Cagarro.
Pintainho antes do momento da libertação.
Já a Pardela-preta encontrava-se um pouco debilitada pelo que os técnicos que verificaram o seu estado, retiraram as suas medidas biométricas e optaram por monitorizar a sua evolução durante a noite de hoje. Esta espécie é uma espécie migradora nos Açores, não sendo conhecidos dados de nidificação no hemisfério norte.

No caso de encontrar uma ave caída, pode sempre entrar em contacto com os serviços de ambiente da sua ilha ou o SEPNA.


Sem comentários:

Enviar um comentário