terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SPEA realiza parceria com a Escola Básica Integrada de Ponta Garça

A SPEA, através do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, integrado no projeto LIFE Terras do Priolo está neste momento a desenvolver uma nova parceria com a Escola Básica Integrada de Ponta Garça, no âmbito da 13ª edição do Projeto Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho. A turma do 6ºA da referida instituição de ensino candidatou-se a uma bolsa no valor de €400, com o projeto “Não ameaças mais! Mapeamento de plantas invasoras na escola” que foi aprovado em janeiro deste ano.

O relativo desconhecimento sobre a importância da Floresta Laurissilva dos Açores, torna urgente alertar para a problemática das plantas invasoras, estimulando a participação ativa dos alunos no conhecimento destas espécies. 

Este projeto tem como objetivo principal aproximar os jovens da ciência e motivá-los para a conservação da Floresta Laurissilva dos Açores. Pretende-se dar a conhecer os recursos naturais dos Açores, especificamente, a vegetação nativa dos Açores – Floresta Laurissilva - e consciencializar para as ameaças que a conservação das espécies de plantas nativas e endémicas enfrentam, nomeadamente, a introdução de espécies exóticas invasoras. 


Os alunos do 6º ano irão recorrer ao GPS para realizar atividades práticas de mapeamento de plantas invasoras na escola e em espaços de lazer da freguesia. É neste sentido que os técnicos da SPEA, nomeadamente do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, irão dar apoio, ajudando a compilar a informação recolhida com sucesso e apresentar os produtos propostos no projeto.

Pretende –se que no final do projeto os alunos desta escola apresentem à Junta de Freguesia o resultado da informação que vão recolher, tornando estes jovens em cidadãos com uma atitude ativa no seio da sua comunidade. 

A SPEA dá os parabéns à Escola Integrada de Ponta Garça e aos alunos que irão desenvolver este projeto nos próximos meses.

1 comentário:

  1. I love the post and those beautiful pictures! Today I suggest a hike with a SCARY factor in Sete Cidades! I hope you enjoy the read! http://paulinaontheroad.blogspot.com.es/2016/01/sete-cidades-hike-with-scary-factor.html

    ResponderEliminar