quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Biodiversidade em festa na Cancela do Cinzeiro

Decorreu nos dias 26 e 27, o Fim de Semana da Biodiversidade/PrioloFest na Cancela do Cinzeiro, no Nordeste. Este evento promoveu diversas atividades relacionadas com o Priolo e a Natureza mas também com a cultura e tradições das Terras do Priolo. 




Foram várias dezenas de pessoas que ao longo do fim de semana visitaram a Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, onde se localiza o Centro Ambiental do Priolo, e  que participaram nas muitas atividades propostas. Desde voluntariados para recuperação de derrocadas e plantação de plantas nativas, a passeios para observação do priolo e a floresta nativa dos Açores, ou a descoberta dos cantos das aves, foram muitas as ocasiões para desfrutar dos importantes valores naturais daquela área. No sábado, decorreu ainda uma tarde desportiva com futebol, vólei e ténis de mesa, e, no domingo, uma tarde infantil com muita animação para os mais pequenos.


Na tarde de domingo, os mais pequenos realizaram algumas atividades como é o caso da atividade "Insetos à Solta" pela equipa do Expolab e ainda houve tempo para alguma diversão e pinturas faciais.






No entanto, também a cultura e tradições das Terras do Priolo estiveram presentes, quer no mercadinho de produtos locais, quer nos workshops que trouxeram a viola da terra e o folclore até à Serra da Tronqueira. Infelizmente devido às condições climatéricas foi impossível de realizar a atividade de parapente mas isso não impediu que os inscritos colaborassem noutras atividades.



Para o convívio nos dois dias foram dados a provar ao almoço sabores tradicionais preparados no local e que foram do agrado de todos os que experimentaram. Durante os dois dias quem visitou o CAP pode deixar a sua "marca" no mural colectivo que foi sendo pintado por todos. Também foi possível apreciar a exposição fotográfica de Carlos Ribeiro "Um olhar sobre as Aves nos Açores", cedida pelo Expolab.



O FDS da Biodiversidade/ PrioloFest foi um evento realizado no âmbito do projecto LIFE+ Terras do Priolo, promovido pela SPEA, Serviços Florestais do Nordeste e Câmara Municipal do Nordeste e que contou ainda com a imprescindível colaboração da Canal FM na divulgação. Contou ainda com o apoio do agrupamento de escuteiros nº 1300 da Pedreira, nº 766 da Povoação, do Clube Asas de São Miguel, do Expolab, do Clube desportivo de St António Nordestinho, as Juntas de Freguesia da Achadinha e de Santo António de Nordestinho, do grupo de Folclore de São Jorge, dos tocadores José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, entre muitos outros que possibilitaram que esta festa fosse mais uma grande celebração da Natureza, Culturas e Tradições das Terras do Priolo.


O nosso muito obrigado a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário