quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ilhas de Lixo: despertar consciências


Os alunos do 1º ciclo e do ensino secundário da EBSMS aprenderam e descobriram que também há ilhas de lixo. Para quem vive numa ilha foi-lhes estranho perceber a dimensão destas ilhas que cada vez mais ocupam os nossos oceanos...pois é são muito mas muito maiores (mais de 100.000 vezes) do que a ilha do Corvo e formam-se graças à acção humana. 





Toneladas e toneladas de plásticos (100 milhões por ano) que flutuam e se afundam mas que não desaparecem (uma simples garrafa de água leva 450 anos a fazê-lo), que circulam com as correntes oceânicas e que por agora se concentram maioritariamente no Pacífico Norte, onde põem em perigo aves, tartarugas, mamíferos marinhos, peixes e nós humanos que nos alimentamos desses peixes cheios de microplásticos...que não vemos...mas que estão lá, todos os anos 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos sofrem com os efeitos nefastos desta ameaça.


Para perceberem melhor o problema visualizaram o trailer do documentário "Trashed" e ainda o "Midway" onde o albatroz-de-laysan Phoebastria immutabilis sofre com o lixo, na maioria plástico que nós...insistimos em pôr na sua/nossa casa. No final os alunos do 1ºciclo debateram os prós e contras do uso do plástico. Já o ensino secundário foi-lhes lançado o desafio de fazer um pequeno vídeo com a problemática do lixo na ilha do Corvo.


No fundo, esta foi uma mensagem para consciencializar os que no fundo podem contribuir para reverter a situação, não à escala global mas à local.

Sem comentários:

Enviar um comentário