segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Saída de Observação de Aves na Lagoa das Furnas

Realizou-se ontem, 1 de fevereiro, a atividade “Saída de Observação de Aves na Lagoa das Furnas”, organizada pela SPEA e integrada no programa Parque Aberto dos Parques Naturais dos Açores. Esta foi a primeira atividade realizada pela SPEA em 2015 e insere-se ainda nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas. Foi uma atividade com muita adesão e que juntou 21 pessoas numa atividade de birdwatching em que foram muitas as espécies de aves observadas.

Atividade de Observação de Aves na Lagoa das Furnas. Foto Ana Mendonça

A atividade iniciou-se então nas Caldeiras da Lagoa das Furnas com uma pequena introdução realizada pelo técnico da SPEA, Rúben Coelho, na qual se sublinhou a importância das zonas húmidas para as aves e se contextualizou a inserção desta atividade nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas.

O grupo começou logo por observar cerca de 21 galeirões comuns (Fulica atra), considerada recentemente espécie residentes nos Açores muito embora seja caracteristicamente migratória. Ainda na zona das caldeiras foi possível observar, embora longe, um grupo de aves que mais tarde se percebeu serem marrequinhas (Anas crecca), tendo sido possível contabilizar 12 indivíduos. Esta espécie de anatídeo é um dos patos mais pequenos da zona do paleártico Ocidental e o pato selvagem mais comum nos Açores.
Galeirão observado na Lagoa das Furnas. Foto Elizabeth Coelho
  Outra espécie migradora considerada nidificante nos Açores é a Garça-Real (Ardea cinerera) e que o grupo teve oportunidade de observar. Com o seu tamanho e posturas características esta é uma ave que vem sendo cada vez mais frequente nas zonas húmidas dos Açores. Ao longo do percurso, foi ainda possível observar outra espécie de origem americana e também migradora regular nos Açores: zarro-de-colar, também conhecido como caturro (Aythya collaris). Este individuo era um macho facilmente identificável pela sua coloração.
Zarro-de-colar . Foto Elizabeth Coelho
As piadeiras (Anas penelope) e piadeiras- Americanas (Anas americana), também estiveram presentes nesta atividade tendo sido possível contabilizar 4 indivíduos de cada uma das espécies. São aves consideradas migradoras regulares nos Açores. Para completar a lista das observações desta atividade, faltam referir três espécies pouco frequentes nos Açores de origem paleártica: arrábios (Anas acuta), uma frisada (Anas streptera) e um pato trombeteiro (Anas clypeata).No total, foram contabilizados 48 indivíduos de 9 espécies de aves migratórias.


Nesta atividade, foram ainda observadas algumas espécies residentes para as quais se chamou a atenção de todos e se descreveram algumas das principais diferenças. Entre as quais as estrelinhas (Regulus regulus), piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), canários-da-terra (Serinus canaria), alvéolas-cinzentas (Motacilla cinerea patriciae), alguns melros (Turdus merula azorensis), tentilhões (Fringilla coelebs moreletti), toutinegras de barrete (Sylvia atricapilla gularis), um pombo-torcaz (Columba palumbus azorica), estorninhos (Sturnus vulgaris), milhafre (Buteo buteo rothschildi) e ainda duas espécies residentes nos Açores mas consideradas exóticas : o pardal (Passer domesticus) e o um grupo de bicos-de-lacre (Estrilda astrild).
Estrelinha observada na Lagoa das Furnas. Foto Elizabeth Coelho

Tentilhão, outra ave residente dos Açores. Foto Elizabeth Coelho
Agradecemos a todos a participação nesta atividade e a colaboração do Parque Natural dos Açores bem como do Centro de Investigação e Monitorização das Furnas.

Participantes da Atividade Saida de Observação de Aves na Lagoa das Furnas. Foto Ana Mendonça


Até à próxima atividade e até lá boas observações.

LISTA DE ESPÉCIES MIGRADORAS OBSERVADAS

2 garça-real Ardea cinerea;
2 arrábio Anas acuta;
4 piadeira Anas penelope (1 macho);
4 piadeira-americana Anas americana (1 macho);
1 frisada Anas strepera;
12 marrequinha Anas crecca (5 machos);
1 pato-trombeteiro Anas clypeata (fêmea);
1 zarro-de-colar Aythya collaris (macho);
21 galeirão-comum Fulica atra


Sem comentários:

Enviar um comentário