domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Como acontecera em 2014 e em virtude das condições climatéricas não estarem favoráveis, a celebração do Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de Fevereiro, simboliza a criação da Convenção Ramsar em 1971, com o intuito de conservar e usar estas zonas de forma sustentável) foi adiada para o dia 21. No Corvo a celebração deste dia seria através de uma Caminhada ao Morro dos Homens (718m), em plena cumeada do Caldeirão e onde o Sphagnum sp. (musgão/turfeira) predomina. A turfeira é uma das zonas húmidas interiores, também há as costeiras e as artificiais.  A turfeira ocupa 3% da área terreste mundial e são responsáveis por armazenar 30% do carbono terrestre. É como uma esponja que absorve e retêm a água da chuva, que posteriormente vai enchendo ribeiras e não só. Neste momento 64% das zonas húmidas desapareceram desde 1900, este desaparecimento representa percas para nós mas também para a biodiversidade. Por isso, é muito importante continuar a preservar as zonas húmidas.


Infelizmente o nevoeiro não foi nosso amigo e impossibilitou mais uma vez a visita a uma das mais importantes zonas húmidas do Corvo, apesar do nevoeiro conseguimos ainda ir aos aquedutos e observar um pouco da turfeira em seu redor. Além disso, para não perdermos a viagem visitamos a lagoa artificial responsável pelo fornecimento de água para a população do Corvo. Esta é uma zona húmida artificial. Além disso, o presidente da Câmara Municipal do Corvo, o Sr. José Silva explicou-nos ainda o funcionamento da rede de águas, e como o abastecimento da Vila é feito. Esta actividade está inserida no Parque Aberto do Parque Natural de ilha, na qual fomos parceiros, assim como a CMC e o agrupamento de Escuteiros do Corvo e teve a participação de 21 pessoas.


Fica ainda a promessa, de que assim que o tempo o permita...iremos subir até ao Morro dos Homens e apreciar a vista sobre o Caldeirão rodeados de turfeira.

Para mais informações sobre as zonas húmidas: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-ZH

Sem comentários:

Enviar um comentário