quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SOS Cagarro 2014...balanço final


A Campanha SOS Cagarro terminou oficialmente no dia 15 de Novembro e no total foram salvos nos Açores 2628 juvenis de Cagarro Calonectris borealis. A ilha do Corvo contribuiu com 240 indivíduos aos quais foram recolhidas as biometrias e 239 foram anilhados durante a Campanha. Sendo o nº 240 uma recaptura de uma das crias monitorizadas nos ninhos naturais, um dos controlos da transposição de Cagarros 2014 para a Reserva Biológica do Corvo, previamente anilhado. Foram ainda salvos e libertados pela população 15 juvenis, dos quais não foram registados dados.




De acrescentar ainda que a colocação de uma rede de sombra sob os tanques da ETAR, um dos pontos críticos em anos anteriores resultou em zero mortes no local. Ainda assim, foram registadas 10 mortes pela Vila na sua maioria por fractura da coluna vertebral por colisão violenta. Mais uma vez ressalvamos o apoio e colaboração de todas as entidades, mas principalmente às cerca de 25 crianças, jovens e adultos que fizeram parte das brigadas diárias organizadas pelo Parque Natural e pela SPEA durante toda a Campanha. 



Estes sim, são a força motriz de todo o sucesso e são eles, a geração futura que faz e fará a diferença e o seu empenho, é a prova que todo o trabalho de educação ambiental realizado desde o início do projecto vale a pena e está a surtir efeitos. Para terminar, fica um grande OBRIGADO a todos os que colaboraram! Para o ano há mais...mas para os mais saudosos...é só esperar por Fevereiro para ouvir novamente os gaooah gaooah!





Sem comentários:

Enviar um comentário