quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Levantamento topográfico na Serra da Tronqueira

A Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica esteve a colaborar com o LIFE+ Terras do Priolo na realização do levantamento topográfico das áreas de derrocada onde vão ser testadas medidas de engenharia natural para a sua recuperação. Este trabalho de pormenor, realizado pelos técnicos José Miguel Ferreira Filipe e João Manuel de Almeida Moniz decorreu nas últimas semanas e será a base do planeamento das intervenções.


Estas intervenções em algumas derrocadas existentes na Serra da Tronqueira pretendem testar formas de limitar e reverter processos de erosão e degradação do solo. Assim vão ser adaptadas e testadas técnicas de engenharia biofísica que visam não só diminuir os impactes da erosão hídrica superficial no solo através da sua consolidação, mas ao mesmo tempo uma requalificação ambiental através de espécies nativas, no sentido de recuperar o habitat do Priolo. O resultado destas ações de teste permitirá delinear procedimentos para intervenções neste tipo de situações.


O LIFE+ Terras do Priolo agradece aos técnicos por toda a sua disponibilidade e simpatia, bem como à Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica da Direção Regional de Obras Públicas e Transportes Terrestres por ter possibilitado esta colaboração que esperamos que se possa repetir mais vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário