quinta-feira, 17 de julho de 2014

Terras do Priolo, um espaço pedagógico

Realizou-se na semana passada, pela primeira vez, a ação de formação “Terras do Priolo, um espaço pedagógico”. Criada a pensar especialmente nos docentes das escolas de São Miguel, esta ação teve a duração de 25h e decorreu nos dias 7, 8, 9 e 10 de julho nas instalações da Escola Básica e Secundária da Povoação, numa parceria entre o Centro de Formação desta instituição e a SPEA.

Esta formação teve como finalidade complementar conhecimentos adquiridos sobre a biodiversidade dos Açores e aumentar a sensibilização dos docentes sobre habitats prioritários dos Açores e espécies ameaçadas. E pretende contribuir para a uniformização de conhecimentos sobre estas temáticas e potenciar a criação de instrumentos de apoio ao currículo escolar, numa perspetiva de aplicação dos conceitos obrigatórios a uma realidade mais próxima dos alunos, facilitando desta forma a sua aprendizagem. 

Descoberta das Aves, uma atividade realizada durante esta formação.
Esta teve uma componente teórica mas também prática que valorizou em muito a ação com a realização de duas saídas de campo que permitiram aos formandos consolidar conhecimentos sobre as aves dos Açores e sobre as plantas da Floresta Laurissilva: Viveiros de Produção de Plantas Nativas e a uma das áreas intervencionadas na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme do Projeto LIFE Terras do Priolo. 
Visita aos viveiros do projeto LIFE Terras do Priolo.
Foi possível observar quase todas as espécies de aves residentes dos Açores e até houve oportunidade de salvar um pequeno pisco-de-peito-ruivo que tinha caído do ninho. O encontro com o priolo foi também um dos pontos altos da visita de campo à floresta Laurissilva.
Cria de Pisco-de-peito-ruivo encontrada durante o percurso.
Relativamente às plantas viram-se algumas das plantas da Floresta Laurissilva e identificaram-se algumas que são mais desconhecidas como é o caso do patalugo, a malfurada ou do bracel.
Malfurada, uma planta desconhecida para muitos.
Os 8 docentes participantes vieram de várias escolas da ilha de São Miguel, entre as quais Vila Franca do Campo, Ponta Delgada, Nordeste e Povoação o que demonstra o interesse e importância que estas temáticas têm como complemento ao currículo escolar dos seus alunos, segundo Ana Mendonça, a formadora da SPEA responsável pela ação.

O nosso muito obrigado a todos os que participaram e o apoio do Centro de Formação da Escola Básica e Secundária da Povoação. Fica a promessa de se realizarem mais ações deste género para o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário