quarta-feira, 23 de abril de 2014

Rota da Agua no Nordeste

No passado sábado, 19 de Abril, foi realizada a atividade “Rota da Água”, no Nordeste, no âmbito do Programa Parque Aberto, organizado pela Direção Regional do Ambiente em parceria com a SPEA e a Câmara Municipal do Nordeste, que no presente ano celebra os 500 anos da sua elevação a concelho. Este circuito teve como intuito demostrar o funcionamento do ciclo da água numa das ribeiras deste concelho, a Ribeira dos Caldeirões e mostrar as infraestruturas existentes para garantir o fornecimento de água para as populações. A visita foi acompanhada por um técnico da empresa Nordeste Activo que é responsável pela exploração dos serviços de água no concelho.





A primeira paragem foi no Planalto dos Graminhais onde os participantes puderam inteirar-se do trabalho de restauro das turfeiras realizado pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável e perceber a importância que este tipo de habitat tem para a retenção e regulação dos recursos hídricos. Segundo Joaquim Teodósio, coordenador da SPEA Açores “As leivas das turfeiras funcionam como uma esponja que retém a água e liberta lentamente garantindo o fornecimento de água inclusive em épocas com falta de chuva”.



A segunda paragem foi na entrada para a nascente da Ribeira dos Caldeirões, cujo acesso a pé atravessa a ribeira e permite observar também o aspeto da mesma a meio do percurso. Após este curto percurso, os participantes puderam observar como é feita a captação da água da nascente e também como é feito o controlo de qualidade da mesma no seu percurso até ao reservatório, nomeadamente através das caixas de passagem.


A terceira paragem foi no próprio reservatório de água, o maior do concelho e também o mais recente, uma vez que o antigo foi destruído pela passagem da SCUT e este foi construído como substituição. Neste reservatório, os visitantes puderam observar como se faz o tratamento final da água para garantir que tem a qualidade apropriada para o consumo humano. Fernando Simas, técnico da empresa Nordeste Activo indicou que “no caso da Achada, e uma vez que a água provem diretamente das turfeiras dos graminhais, não é preciso realizar muitos tratamentos para conseguir condições adequadas da água”.





O circuito terminou no Parque da Ribeira dos Caldeirões com a visita aos moinhos de água recuperados.


Sem comentários:

Enviar um comentário