segunda-feira, 17 de março de 2014

Plantas e aves em destaque nas Terras do Priolo

A SPEA realizou duas atividades nas Terras do Priolo nas últimas duas semanas em parceria com outras entidades. 


No dia 8 de março teve lugar a atividade "Trilho Interpretativo na Laurissilva", em parceria com a ExpoLab da Lagoa. Este atividade teve como objetivo dar a conhecer a Floresta Laurissilva dos Açores, habitat do Priolo, e os esforços levados a cabo até ao momento para a sua recuperação na Serra da Tronqueira.


A técnica da SPEA presente nesta atividade foi Azucena De La Cruz e contou com a presença de 17 pessoas que durante cerca de 6 horas percorreram algumas das áreas de Laurissilva recuperadas pelos projetos LIFE coordenados pela SPEA. A visita acabou nos viveiros do projeto, na Povoação, onde são produzidas as plantas endémicas utilizadas para a restauração da Laurissilva.



No passado dia 16 de março teve lugar uma "Saída de observação de aves na Lagoa das Furnas. Esta atividade contou com a presença do técnico da SPEA, Ruben Coelho, e foi feita em parceria com o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF). 


Nesta saída de observação de aves, estiveram presentes 25 participantes, que durante uma tarde puderam ver e identificar algumas das espécies presentes na Lagoa das Furnas. Relativamente às espécies observadas, os participantes puderam ver de perto 5 espécies migradoras: 

- Piadeira europeia (Anas penelope)
- Piadeira americana (Anas americana)
- Zarro-de-colar (Aythya collaris)
- Garça-branca-pequena (Egretta garzetta)
- Galeirão comum (Fulica atra)

Foram também observadas 9 espécies residentes, entre as quais: Milhafre (Buteo buteo rothschildi), a Estrelinha (Regulus regulus azoricus) e o Pisco-de-peito-ruivo ou Vinagreira (Erithacus rebecula rebecula).


Estas atividades estão inseridas no plano de atividades da SPEA e do LIFE+ Terras do Priolo para 2014.


Agradecemos desde a todos os participantes e esperamos voltar a contar convosco nas nossas atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário