segunda-feira, 3 de março de 2014

Açores com grande destaque no Congresso de Ornitologia da SPEA

Vários trabalhos realizados nos Açores foram apresentados este fim de semana no VIII Congresso de Ornitologia da  SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), que está a decorrer em Almada de 1 a 4 de março e onde estão presentes mais de 200 participantes nacionais e internacionais. 

Aquele que é o principal ponto de encontro em Portugal entre investigadores, observadores de aves e estudantes no campo da Ornitologia, conta com um programa com oradores de renome nacional e internacional, como é o caso do holandês Theunis Piersma, com saídas de campo para os participantes e exposições abertas ao público. 


O VIII Congresso de Ornitologia deu especial atenção aos temas da migração e ecologia espacial das aves; aves como indicadores ambientais; ecologia e conservação de aves marinhas e impactes nas aves resultantes de grandes infraestruturas, entre outros, como a recuperação de habitats. 

Os Açores estão representados através de diversas comunicações referentes a projetos a decorrer na Região, realizados por Universidades, Centros de Investigação e a própria SPEA. Trabalhos realizados com espécies endémicas como o priolo, ou aves marinhas como o cagarro, para além dos resultados de conservação de habitats de importância europeia e de diversas ações de educação e sensibilização ambiental como o caso do Censo dos Milhafres, são diversas as referências aos Açores que se podem encontrar no programa desta edição do congresso.


Os trabalhos de conservação de espécies e habitats, nomeadamente, os trabalhos coordenados pela SPEA, no âmbito de diversos projetos LIFE (LIFE Priolo, LIFE Laurissilva Sustentável e LIFE Ilhas Santuário para Aves Marinhas) são hoje em dia uma referência a nivel nacional e europeu, voltando neste congresso a ser alvo de diversas comunicações.

O Congresso de Ornitologia da SPEA é uma referência em Portugal no âmbito da ornitologia e da conservação da natureza e é também uma oportunidade única para os participantes partilharem as suas experiências e conhecimentos. Esta edição contou com cerca de 200 participantes, e a apresentação de mais de 75 comunicações orais e 75 posteres científicos. 


O evento incluiu, na tarde do dia 2 de março, uma sessão especial aberta ao público em geral, dedicada ao tema “Aves e Pessoas”, onde também foram apresentados trabalhos a decorrer nos Açores, nomeadamente, os resultados do trabalho de sensibilização feito pelo Centro Ambiental do Priolo em São Miguel e do LIFE Ilhas Santuário para Aves Marinhas na Ilha do Corvo, e o trabalho de promoção do turismo sustentável nos concelhos do Nordeste e Povoação através da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo.

Este ano o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, da Naturlink, do Clube Birding in Extremadura e da Rio-a-dentro, e unidades hoteleiras e de restauração, que proporcionam descontos aos congressistas, entre outros.

Mais informações visite http://congresso.spea.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário